segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Marina Silva lança novo partido político


Marina Silva lança novo partido político

Marina Silva lança novo partido político

Marina Silva lança novo partido político. Marina Silva que exerceu o cargo de Ministra do Meio Ambiente durante o governo Lula e terceira candidata mais votada na última eleição presidencial, lançou neste sábado (16) em Brasília um novo partido político.
Com o nome provisório de “Rede”, o partido terá seu estatuto divulgado em Brasília a partir das 14h, após reunião com diferentes comissões que trabalham para a criação da nova legenda.
Segundo a convocatória divulgada no site oficial, a nova agremiação se propõem a ser um “instrumento político de transformação social” que se colocará contra o monopólio de grupos voltados para a disputa do poder “sem compromisso com um futuro sustentável e incapazes de enfrentar a profunda crise que se abate sobre a civilização e ameaça a continuidade da vida humana no planeta”.
O trabalho para a criação do novo partido começou há cerca de dois anos, quando Marina Silva decidiu deixar o Partido Verde (PV), pelo qual concorreu ao cargo de presidente, em outubro de 2010, superando os resultados das pesquisas com 20 milhões de votos. Para que o partido seja oficializado, após apresentar o estatuto, o grupo precisa reunir, no mínimo, 480 mil assinaturas de eleitores, com representatividade em todos os 26 estados da Federação, além do Distrito Federal.
Marina Silva
Marina Silva Da Seu Testemunho Pessoal
Natural do Acre, um dos estados mais pobres do Brasil, na fronteira com a Bolívia, Marina Silva alfabetizou-se somente aos 16 anos de idade. Tornou-se especialmente conhecida nos anos 1980 pela sua luta pela preservação da Amazônia, ao lado do ativista Chico Mendes, assassinado em 1988. Marina Silva foi ainda senadora pelo Acre durante 16 anos e ministra do Meio Ambiente de Luís Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2008, tendo renunciado do cargo por se negar a ceder às pressões para flexibilizar a concessão de licenças ambientais de uma hidroelétrica no Rio Madeira, no norte do Brasil.

Políticos Evangélicos: o paradoxo

Nos últimos dias, andei pensando sobre políticos evangélicos. Corre entre nós, em quase todas as igrejas, a crença de que basta eleger um “homem de Deus” para garantir que atributos como honra, decência e moralidade permeiem as ações do eleito, uma vez em cargo público. Entretanto, a maioria não se posiciona acerca de alguns temas ou se envolve em ações no mínimo estranhas para quem diz seguir os passos de Jesus. E faz isso em função de seus partidos e do jogo político, não da Bíblia e do Reino de Deus.
Marina Silva, por exemplo. Admiro a ex-senadora em razão de sua história de vida e do modo como superou um destino quase traçado em direção à pobreza e à ignorância. Marina trouxe oportunamente para o debate, nas igrejas, a questão do meio ambiente, relacionando a Bíblia à preservação da natureza. Isso foi importante no meio evangélico. Mas confesso que esperei que a ex-senadora declarasse abertamente seu posicionamento acerca do casamento gay, do PL 122 ou do aborto durante a campanha presidencial. Provavelmente temendo desagradar muitos de seus eleitores, Marina Silva deixou de dizer claramente o que deveria ter dito. Não esperei que ela tivesse iniciado uma guerra de opiniões com setores liberais que a apoiam, mas aguardei que ela dissesse enfaticamente que a Bíblia condena a prática homossexual e o aborto, e que a Palavra de Deus deve ser divulgada sem restrições.
Outro político que me surpreende é Magno Malta. O senador capixaba empreendeu uma severa e significativa luta contra a pedofilia. Sua iniciativa é lembrada como necessária e justa. Antes da CPI da Pedofilia, criada por ele em março de 2008, não havia dados suficientes para análise nem tampouco leis que punissem a pedofilia de modo severo. A luta empreendida pelo senador em defesa das crianças e dos adolescentes brasileiros foi admirável. Graças a sua iniciativa, a Câmara aprovou, em dezembro do ano passado, a alteração do Código Penal e do estatuto da Criança e do Adolescente para transformar em crime hediondo atos ligados à pedofilia. A contradição é que Magno Malta apoiou a candidata do PT à Presidência da República, em 2010, mesmo diante de toda a defesa que o partido faz do aborto e do casamento gay. Além do mais, recentemente seu nome compôs a lista dos eleitores do novo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, que em 2007 renunciou ao cargo de senador para não ser investigado pelas acusações de desvio de dinheiro público, falsidade ideológica e uso de documento falso. 
Marina Silva e Magno Malta são apenas dois exemplos, conhecidos, de políticos evangélicos que, no jargão popular, acendem uma vela para Deus e outra para o diabo: enquanto tomam atitudes louváveis e defendem causas justas, omitem-se diante de temas polêmicos ou assumem posturas antibíblicas. Poderia citar outros homens e mulheres públicos de relevância que, em momentos de sua trajetória, contradisseram, com seus atos ou sua omissão, sua profissão de fé. Não vemos nenhum deputado federal ou senador evangélico, por exemplo, defendendo a austeridade no uso do dinheiro público, como o faz brilhantemente o deputado José Antônio Reguffe, de Brasília. Exemplos de honestidade, lisura e ética não deveriam partir de cristãos? Mas nos sobram políticos como Garotinho e Benedita da Silva, acusados de crimes eleitorais e comuns no exercício do poder. Dos 56 deputados que compõem a Frente Parlamentar Evangélica, 32 têm problemas com a Justiça, respondendo a acusações de desvio de dinheiro público, corrupção eleitoral, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Dos 24 deputados da denominação Assembleia de Deus, por exemplo, 11 estão sendo processados. E 95% da bancada estão entre os mais faltosos.
É a hora de acordarmos para a triste realidade dos políticos que, oriundos de igrejas evangélicas, agem parcialmente em relação ao Reino de Deus. Vale a pena elegê-los? Fica a pergunta.
 
Maya Felix

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sucessores de Pedro, o Galileu



Nascido na aldeia de Betsaida, na costa ocidental do mar da Galileia, Simão, era filho de Jonas, irmão de André e tinha por profissão a pesca. Um desses homens de conversa regada a risos e pausas para gestos, um pescador popular e tão impetuoso como o mar "bravo". Sócio de Tiago e João, filhos de Zebedeu, Simão podia ser visto facilmente dando ordens e estendendo as redes pelas areias do mar da Galileia. Um líder rústico,  pele queimada pelo sol, mãos calejadas e cabelos quase sempre despenteados pelo vento. Simão era um nome forte entre os pescadores, se faltasse um dia que fosse de trabalho, todos sentiam falta. Um barulho a menos. Os negócios pesqueiros de Simão, porém,  não iam tão bem, o trabalho da pesca poderia ser resumido em uma palavra: frustração.



Jesus sabia que o coração do galileu Simão estava reflexivo,  ansioso por mudanças. Não por acaso  Ele foi ao encontro dos pescadores, um eco de fé e orações tinha se originado dali. Há dias a pesca estava fraca, os peixes pareciam fugir da rede dos cooperados de Simão que tinha uma família para sustentar, contas a pagar, enfim algo precisava ser feito, mas não se tinha muito o que fazer, até que Jesus aparece. Lavando as redes, é assim que Jesus os encontra. Uma noite inteira de tentativas e nenhum peixe e Simão e André voltando para casa tristes e sem uma moeda. Mas onde Jesus está é impossível não haver mudanças. O Nazareno entra no barco de Pedro e ordena que lance novamente as redes, ele obedece e dessa vez os peixes aparecem, tantos que o barco quase vai a pique: 

E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Lucas 5:10.


Simão não hesita em aceitar o convite de seguir a Jesus, imediatamente larga as redes, os negócios,  rotina,  antigos planos,  frustrações,  e segue por uma vida diferente. Pescar homens? Que proposta mais incompreensível essa, mas deveria ser algo bom, afinal aquela rede repleta de peixes indicava contas quitadas, comida na mesa e algo sobrenatural que instigava sua curiosidade e fé. Em que Simão se parece conosco? Um homem que deposita no trabalho expectativas de uma vida melhor, que sofre perdas e busca por mudanças? Quem diria que Jesus iria começar a reunir seus discípulos  e apóstolos  a partir de homens como Simão, considerado fracassado pelo contexto em que estava?  Mas o nome Simão quer dizer “ O que ouve” e ouvir Jesus foi o que de mais importante poderia lhe acontecer. Ouvir Jesus é o que de mais excepcional pode acontecer na vida de qualquer um.



A nova vida de pescador de homens exigiria uma mudança no caráter e comportamento de Simão e para que isso aconteça, Jesus começa por mudar seu nome. De Simão para Pedro “petro” ou fragmento de pedra. A mudança é feita em momento oportuno, diante de uma declaração de Simão:  “E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus . Mateus 16:19.


Enquanto os demais viam a Jesus como reencarnação de João, Elias, Jeremias e outros e os presentes naquela audiência não tornaram públicos seus pensamentos, Simão através de sua declaração,  manifesta a ação do Espírito Santo,  a revelação de Deus Pai. A igreja seria então, edificada sobre a Pedra da revelação Divina cujo maior mistério é Jesus Cristo Filho de Deus: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. I Coríntios 3:11-13 .

Vejam, a fundamentação da Igreja não estaria em declarações humanas, em doutrinas de reencarnação (dizem que sou Elias, Jeremias, João ) mas em reconhecer Jesus Cristo como Filho de Deus e segui-Lo como tal. Quanto a ter as chaves do Reino, ligar e desligar na terra e no céu, essa promessa é dada a todo o que crê em Jesus e ela está posta em outro momento na Bíblia não apenas como exclusiva a Pedro: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:18-20. Ligar e desligar na terra e no céu são ações frutos da fé e da oração, possível a todo o que sucede a Pedro no discipulado. É uma promessa antiga, atual e universal.


 “Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular? “ Marcos 12:10


“ Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos."  Atos 4: 11-12



As redes que outrora Simão lançava ao mar, voltavam vazias. Assim é a vida dos que desprezam a Pedra angular da vida, chamada Jesus Cristo. Não, Ele não veio para dizer que a vida na terra é vã e que todos os homens que O rejeitam são infelizes. Pelo contrário, Ele veio para salvar os perdidos e agraciar a todos com o dom da vida. É Ele quem nos presenteia com o amor,  riso,  amizade,  família. Jesus é a graça da vida, mesmo para aqueles que não reconhecem esse mérito. Pássaros cantam pela manhã, golfinhos saltam e mergulham nos mares, desfrutamos da boa companhia, conversa, beijos e abraços,  do dormir e acordar, porque Deus é a vida. E você pergunta: e as doenças,  cadeias, desastres e a crueldade? Não haveria bem se não houvesse mal e Deus também trabalha “nos desertos”, Ele nos transforma e capacita em meio às dificuldades próprias e alheias. 

Sucessores de Pedro são uma geração de discípulos que vencendo suas fraquezas, levantam-se dos “tombos” apoiados na fé de que são falíveis, mas ainda assim Deus os ama pela Essência de Cristo que neles habita. São os que se deixam moldar na entrega de uma vida de renúncia,  que abrem e fecham cadeias pela oração  sincera e caridade abnegada.  Pedros são falhos, são repreensíveis, são de carne e osso, mas dependentes do Espírito Santo. Ser Pedro é abandonar as velhas redes para abraçar as linhas que formam cobertores a abrigar desabrigados. Ser sucessor de Pedro é nunca jamais, perder a alegria própria de um discípulo de Cristo mesmo sob a condenação do mundo, aliás ser discípulo é andar na contramão desse mundo que afaga o pecado como algo natural e aceitável. 

Perguntou-lhes Jesus: E vós quem dizes que eu sou? 
Wilma Rejane

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ouça e Tome Posse - Os Sonhos de Deus - Ludmila Ferber



Ouça e Tome Posse - Os Sonhos de Deus - Ludmila Ferber




O Senhor é o meu DEUS..

Salmos, 138:7 – Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.
Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado
João, 14:1 – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Salmos, 27:14 – Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.
Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Salmos, 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.
Romanos 8:38-39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Deuteronômio, 33:27 – O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.
I Corintios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Jó, 8:20 – Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores.
II Corintios, 4:8,9 – Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (…)
João, 14:27 – Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Salmos 68:19-20 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.
Salmos, 4:3 – Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele.
Salmos, 5:12 – Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência.
Isaías, 43:1 – Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Filipenses, 4:6 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
II Reis, 6:16 – Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
Isaias 40:11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.
Salmos, 37:28 – Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
João, 14:12 – Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
Filipenses, 4:12,13 – Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.
Colossenses, 3:23,24 – Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.
Filipenses, 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Isaias 46:4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.
I Pedro, 6:9 – Nisso exultais, embora no presente por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
Gálatas, 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Romanos 15:13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
Jó, 5:19 – De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Parábola do Filho Pródigo



"E disse: Certo homem tinha dois filhos; e o mais moço disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda." Lc 15: 11 e 12 segue até o verso 32.



 Wilma Rejane

O filho mais novo via o pai como alguém rude, incapaz de compartilhar de todos os bens, por isso, exige sua parte da herança. A rebeldia, entretanto, estava no filho, que descumprindo a lei judaica, se torna herdeiro antes da morte do pai.

Desperdiça toda herança, fica na miséria. Pobre e infeliz resolve pedir ajuda a um fazendeiro. Pensou encontrar ali abrigo, comida e misericórdia, mas, não foi o que aconteceu. Sentiu fome, frio e solidão, dia após dia."E ninguém lhe dava nada" (v.16)

"E tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!"(v.17)Ele percebeu que o pai era bondoso, generoso até mesmo com os trabalhadores (com quem não tinha parentesco), não seria com ele, filho? Percebeu que os bens materiais não foram capazes de fazê-lo feliz. Entendeu que ninguém o compreenderia tão bem quanto seu Pai.



Quantas pessoas estão passando por problema semelhante? O pai da parábola, representa Deus. Muitos, por não conhecê-lo, julgam-no distante, impiedoso e egoísta. Incapaz de compreender sentimentos, de amar os injustos pecadores. Optam por viver afastados, recebendo apenas "a parte que lhe cabe na herança" (a vida com suas mazelas).

Procuram ajuda nos "fazendeiros" do mundo, que só têm olhos para seus "porcos",ou seja, suas vidas sujas, imundas como um chiqueiro. "fazendeiros" que nada têm a oferecer, porque desconhecem o Pai.

Arrependido, o filho volta para casa. Imagino-o derramando lágrimas durante a viagem. Quantas lembranças do pai...

"Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e veste-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés" (versos 21 e 22)

As vestes representam um novo espírito, o anel, uma nova aliança, desta feita, eterna. As sandálias, representam um novo caminho. O filho agora, estava bem abrigado nos braços do Pai.

O Filho mais velho
Recebeu do pai, conforme a lei, uma maior parte da herança (dois terços), enquanto o mais novo(um terço). Nunca deixara a casa do pai, era moderado e cumpria com seus deveres, porém, nunca investira em um relacionamento com o pai. Por isso, não o conhecia. Sua falta de amor era tamanha que sequer consegue chamar "meu irmão" e se refere ao irmão como: "este teu filho" (v.30).

Mesmo tenho muitos bens, faz questão do cabrito matado para festa do irmão: "Nunca me deste um cabrito (V.29). Era egoísta.Esse filho representa os fariseus. A casa do pai, representa o templo, a igreja. Está no templo, não significa necessariamente, conhecer a Deus.

Esse filho também precisa de arrependimento, salvação, encontro íntimo e real com seu pai(Deus). Esse filho ainda não conhece o verdadeiro amor, pois, nunca buscou-o.

A mãe do filho pródigo
Entendo que não por acaso, Jesus contou três parábolas seguidas, presentes em Lucas 15: A parábola da Ovelha Desgarrada, Dracma Perdida e Filho Pródigo. Há semelhança entre as três que se relacionam entre si. Todas falam do resgate do pecador arrependido e da necessidade de arrependimento dos fariseus.

Vejo que na Parábola da Ovelha, o Pastor é Jesus. Na Dracma Perdida, a mãe é a Igreja, a Candeia, O Espírito Santo. No Filho Pródigo- o Pai É Deus. Então: Aqui está o papel da Trindade na salvação do homem.

Jesus É o bom Pastor que deu sua vida pelas ovelhas, seu sacrifício na cruz, redime o homem de todo pecado, conduzindo-o a salvação. A Igreja é representante de Deus, necessita ter o fogo do Espírito Santo, a candeia acesa para ir em busca dos perdidos. Deus está sempre esperando os filhos retornarem para casa, Ele sempre os recebe com alegria e amor. Houve festa no céu na parábola da Ovelha, festa na casa da mulher, na parábola da dracma, festa na casa do filho pródigo.

Então: Sendo a igreja a mãe, a mesma que buscou a dracma, ela está presente na parábola do filho pródigo. Ela é a casa do filho pródigo. Uma casa que manteve a candeia acesa por todo o tempo em que o filho esteve distante. àquele pai, deve ter orado pela volta do filho, derramado lágrimas em suas petições a Deus. É assim que agem os cristãos cheios do Espírito Santo.

O filho mais velho estava sempre em casa(Igreja) só que sua candeia estava apagada. Ele não se alegrou com a volta do irmão, não orava por isso, sequer procurava saber como estava. Ele é o retrato da Igreja inoperante, morta, sem amor pelos perdidos, ou mesmo pelos que já se encontram salvos.

O Caminho
Fiquei muito feliz ao ver Deus confirmar nesse estudo o que me revelara sobre "Os caminhos da esquerda e da direita" (publicado anteriormente sob a tag meditações). Em todas as três parábolas existem os dois caminhos opostos a Deus e os dois tipos de pecadores: O que se arrepende e o que acha que não necessita de arrependimento por se achar justo. Obrigada Senhor!

Sendo o filho pródigo

Essa parábola, desde a infância, é uma das minhas preferidas. A ouvi pela primeira vez em um culto noturno, estava com uma tia. Fiquei acordada do começo ao fim esperando o desfecho. Não sabia eu que anos mais tarde me identificaria com o filho pródigo, retornando para casa, após minha conversão.

Esse estudo foi para mim, renovador, revelador. Desejo que assim seja para você também. Que ele fale profundamente ao seu coração. Amém.

Citações Bíblicas: Bíblia Sagrada, revista e corrigida, Almeida, J.F. SBTB.

O Filho da Viúva de Naim






Wilma Rejane


No Evangelho de Lucas, capítulo sete (11a17), encontra-se o relato de uma ressurreição, feita por Jesus. O cortejo, já estava a caminho do cemitério. Tratava-se do sepultamento de um jovem, filho único, de uma viúva, chamada apenas de : "viúva de Naim". Naim, era a cidade de nascimento da viúva. Esta cidade Israelense, ainda existe nos dias de hoje, com o mesmo nome. É uma pequena vila, muito pobre, habitada por árabes muçulmanos. Fica a 7km do Monte Tabor, no sopé do monte.

Jesus, ao chegar em Naim, encontrou a triste cena: A viúva, chorando, a perda do filho e uma multidão, a acompanhando. Imagino a comoção. As pessoas não iam em silêncio, mas lamentando. Palavras de dor e muitas lágrimas. Uma outra multidão, acompanhava Jesus. Eram seus discípulos, e pessoas ávidas por milagres (v11 e 12).

Enquanto Jesus e seus discípulos, entravam na cidade, o cortejo, saía. O encontro, acontece na "porta da cidade" (v11). A morte, encontra a vida. "E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te, E o defunto assentou-se, e começou a falar"(v13 e 14).



A atitude de Jesus, para com a viúva, representa compromisso, envolvimento. Como se Ele, penetrasse no âmago do ser, daquela mulher, captando toda sua tristeza, sendo movido por ela. O jovem, era levado. Pessoas, seguravam seu esquife. Bastou uma palavra do Mestre, para que voltasse a vida. Sei que muitas mães, têm chorado por seus filhos. Mães, que sofrem, como a viúva de Naim. Seus filhos, estão "sendo levados" pelos enganos do mundo. Estão mortos, em pecado. Os que "seguram o esquife do caixão", só o conduzem a destruição. Jesus, tem a resposta.


Ele se compadece das mães, que choram, que anseiam por vida na família. Jesus, poderia nem ter percebido o sofrimento da mulher. Afinal, já tinha uma multidão de pessoas o seguindo, dependendo de Sua atenção. Mas não! Ele voltou os olhos para quem vinha em sentido contrário, porém, com o mesmo desejo de milagre dos que O seguiam. Creio, que após a ressureição, do jovem, a multidão que era dividiva entre: Os que saíam de Naim e os que entravam, se unificou. O cortejo, deu meia volta. Todos, passaram a seguir Jesus.

Ele tem prazer na transformação. Deseja mudar o rumo dos "cortejos" que nos fazem chorar de tristeza. Não há nada que resista a Sua Palavra. O milagre aconteceu a caminho do cemitério. Lazáro, já estava no túmulo! Mas, Ele veio! Ele veio! E por que veio? Porque foi desejado, acreditado. Que assim seja para os que "estão saindo de Naim". Ele não os desamparará.

"Se alguém me servir, meu Pai o honrará" João 12:26.

Cidade de Naim.

Referências: Bíblia Sagrada, Almeida J.F.,Corrigida e Revisada,SBTB. Evangelho de Lucas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Deus e o diabo no carnaval

Deus está no carnaval?


Wilma Rejane

" Carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou". Gilberto Gil.


Essa declaração estapafúrdia, foi feita pelo músico e ex-ministro da cultura no Brasil, Gilberto Gil, diretamente da abertura do carnaval 2013, em Salvador. Gil conclui a entrevista de forma carnavalesca: " Que Deus e o diabo estejam juntos no carnaval. O diabo, como é peculiar, que dê uma injeção de energia, e Deus, por outro lado, que esteja ali, que tome conta, Oxalá dê a paz, a busca por harmonia".

Deus abençoando o carnaval? Jamais! Essa festa é abominação aos olhos do Senhor. A nação que festeja o carnaval, será julgada, porque está se prostrando diante de Satanás, praticando as obras da carne, contrarias ao Espírito Santo. Nesse período do ano, o pecado torna-se mais evidente, multidões se valem da oficialidade da festa para dar vazão aos instintos pecaminosos, sob o aval de que "é carnaval"; prostituição, pedofilia, drogas, adultérios, bebedeiras, nudez, exaltação ao sexo livre e a toda malícia, que é concebida nos recôncavos carnavalescos. E o coração de Deus se entristece pela ingratidão e desobediência do homem.

Deus está no carnaval? Sim, porque a glória do Senhor enche (ocupa) toda a terra diz Isaías 6:3 e o atributo da Onipresença, Lhe permite está também no carnaval. Mas isso não significa aprovação, benção. Vemos Deus, por toda a Bíblia, combater o pecado das nações, convocando-as ao arrependimento. Porque o pecado "subia as narinas de Deus, cheirava mal" , Ele não podia habitar os corações endurecidos, rebeldes, e disso provinha declínio espiritual e juízo. Foi assim com Sodoma e Gomorra, com Israel que sofreu um longo cativeiro sob o domínio Babilônico. Porque Deus é bom, porém, não comunga com o pecado, com a maldade. Luz não se une com trevas, verdade com mentira, bem com mal. 

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:5-6




"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:16-22

Se Deus está no carnaval? Sim, Deus e o diabo. Um para roubar, mentir, destruir e O Outro para salvar, resgatar e dar a cada um a recompensa pelos seus atos.

Vejam esse vídeo, é do carnaval de 2007. A escola Unidos da Tijuca entra na avenida tendo como destaque principal, um enorme boneco figura de Satanás. Ele está de mãos e cabeça erguida. Ode ao Satanás. E de repente o boneco começa a pegar fogo, sua mão é totalmente queimada e sua cabeça fica abaixada. Um detalhe, sem importância, diria alguns. Mas não é. Deus não abandonou o homem, nem mesmo nessas horas em que ele esquece de Deus. A festa é do diabo, mas a soberania é de Deus, tudo quanto há sobre a face da terra, pertence a Deus. a Ele a glória e o louvor: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam" Salmo 25:1.



Carnaval não é festa santa, ela mancha de sangue o solo da nação brasileira, o inferno alarga suas recâmeras para receber mais mortos. E Deus, com Seu amor e misericórdia, pacientemente aguarda que se voltem para Ele em gratidão e arrependimento para fazer parte de uma festa muito maior, um banquete celeste, onde a paz encontra morada eterna.

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança. O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Salmos 33:12-13

Senhor, oramos pelo Brasil, clamando Tua misericórdia sobre essa nação. Rogamos pelas muitas vidas que estão festejando o carnaval, pelos turistas que aqui se encontram em busca de satisfazerem seus desejos por sexo ilícito. Oramos pelas crianças e famílias, pelos governantes e também pela Igreja para que avive a intercessão, o testemunho e o amor pelos perdidos. Misericórdia Senhor, abranda Tua ira e multiplica Tua graça sobre esse País. Em nome de Jesus, amém.