quarta-feira, 5 de março de 2014

Neemias 2:17 Reconstruindo os muros (Motivando uma nação)

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Neemias 2:17


Vemos o que Deus pode fazer na vida daqueles que se colocam a sua disposição, foi assim com Neemias, aprendemos no capitulo primeiro que depois da noticia da ruína de Jerusalém, Neemias chorou, se lamentou por alguns dias e esteve orando e jejuando, e depois de 4 meses ele teve uma audiência com Rei e obteve uma grande vitória, assim pode ir até Jerusalém como governador.

Aprendemos também que as nossas maiores vitórias são conquistadas através da oração.

Mas ao chegar em Jerusalém vemos que os inimigos já começaram a se levantar:

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Neemias 2:10


O inimigo sempre se levanta contra os servos de Deus, mas quando há um objetivo um propósito, e principalmente quando a vitória já foi ganha através da oração, não importa o adversário nada pode parar a obra de Deus.

E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
Neemias 2:11-13


Neemias era um homem sábio, quando ele chegou em Jerusalém ele não saiu revelando imediatamente o seu proposito, primeiro analisou a situação, percorreu todo o muro saindo pela porta do vale, a noite com pouca gente com ele, analisando a destruição dos muros, vendo as brechas, as rachaduras, as portas queimadas a fogo, vendo o tamanho da obra, orando a Deus, e creio também que pela fé ele já contemplava aquele muro restaurado sem brecha, creio que ele já contemplava aquele povo trabalhando, restaurando, lutando pela sua dignidade, por suas famílias, por sua nação.

Aprendemos com Neemias que não devemos sair contando para todo mundo os nossos sonhos e projetos, temos que aguardar o momento certo, primeiro temos que orar e depois analisar a situação.

Líder você precisa aprender em quem confiar, nem todos estão do seu lado, nem todos querem o seu sucesso, deixe Deus te mostrar as pessoas que estarão ao seu lado e assim forme uma equipe de vencedores.

E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.
Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
Neemias 2:14-16


Neemias rodeou todo o muro, entrou e saiu pelo mesmo lugar ( porta do vale ), analisou todo o projeto, e soube exatamente o que deveria ser feito.

Agora me diga qual a experiência de Neemias em reconstrução dos muros? Vemos Deus capacitando Neemias em algo que ele nunca tinha feito, Deus o capacitou para ser engenheiro, arquiteto, pedreiro, chefe de exército, líder motivacional, resolveu assuntos relacionados ao Templo, relacionado com politica, com impostos, tudo isto sem experiência, porém capacitado pelo poder que vem do alto.

Tudo isto porque ele amava a obra de Deus e estava disposto a mudar a situação ao seu redor, Deus precisa de pessoas disponíveis para sua obra, homens e mulheres que não dão desculpas como: Não estou preparado, preciso de mais tempo, é muito longe, é difícil, não tenho experiência e etc,etc,etc... O Senhor nosso Deus precisa de pessoas que digam EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM, foi assim com o profeta Isaías e foi assim com Neemias também.

Em nenhum momento vemos Neemias reclamando, dando desculpas, se sentindo incapaz, vemos neste homem de Deus um exemplo de líder para todos, seja no ministério, em todas as áreas como louvor, ministério da Palavra e todos os demais departamentos, como também na parte profissional.

Nosso Deus capacita aqueles que se colocam a sua disposição, do que você tem medo? você se sente fraco? incapacitado para alguma tarefa? Faça com Neemias busque de Deus a direção, confie, não importa o tamanho do obstaculo se Deus é contigo você vai vencer, Neemias era copeiro do Rei na Pérsia, mas em Jerusalém, Deus o capacitou para realizar o impossível aos olhos humanos, porém possível para Deus, porque ele acreditava e queria fazer algo por seu povo, ele deixou o conforto do palácio para colocar literalmente a mão na massa, e ver aquele povo novamente forte, com sua dignidade restaurada, tudo isto porque Deus capacita os seus escolhidos.

Depois de tudo isto ele convoca o povo pra obra:

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Neemias 2:17


Neemias convoca a nação para uma obra grande, que exigiria muito esforço físico, mental e espiritual, Neemias convoca aquele povo para sair da miséria, o inimigo tinha assolado demais aquele povo, a identidade nacional estava como aqueles muros, destruídos em ruínas, mas Neemias os convoca a tomar uma posição, uma posição de vencedor, de não aceitar a derrota, de não mais sentir vergonha. Aguem precisava fazer alguma coisa para mudar aquela situação, e eles aceitaram aquela missão.

Os muros nos tempos Bíblicos era a segurança para uma cidade, quando falamos a palavra muros entenda como muralha, quanto mais alta fosse a muralha maior era segurança, quanto mais largo fosse essa muralha, maior seria a dificuldade do inimigo de derrubar aquele muro. Já fazia muito tempo que Jerusalém esta indefesa contra os invasores, Nabucodonosor rei da Babilônia havia destruído os muros de Jerusalém, assim como toda a cidade e seu majestoso Templo, deixando a cidade num caos.

Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
Neemias 2:18


Mas agora seria diferente, Neemias no momento certo havia dado o primeiro passo para mudar esta situação, Neemias ouviu a resposta que ele queria, um povo disposto a trabalhar, o primeiro passo foi se levantar.

Você que esta lendo esta mensagem e por algum motivo você esta triste e desanimado, suas forças se acabaram, sua vontade de lutar se foi, você pode até estar pensando que Deus te esqueceu, te abandonou, que Ele não te ouve mais, mas isto não é verdade, Deus te ama, Ele te escolheu, Ele diz EU TE CHAMO PELO TEU NOME, TU ÉS MEU.

Se levante, olha para os muros da sua vida, se eles estão destruídos, se levante, lute, trabalhe não desista, você pode até ter perdido uma luta, mas a batalha ainda não acabou, a sua vitória esta logo a sua frente, é Deus quem garante:

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.  Isaías 43:2

Veja aonde estão as brechas em sua vida e edifique, Deus esta contigo e não vai te abandonar, esforça as suas mãos para o bem, lute pela sua vida, lute pelos os seus sonhos, lute pela sua família, lute pelo seu ministério, lute pelo seu futuro, Deus não te escolheu para a derrota mas sim para vitória.


E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
Neemias 3:1


O capitulo 3 é tremendo pois mostra um povo unido, num só objetivo, vários grupos trabalhando no mesmo propósito pois a muralha era muito grande, e quem começou a obra foi o sumo sacerdote, o exemplo veio da liderança, reedificando a porta das ovelhas e a consagrando, sabemos que naquela época Jerusalém tinha 12 portas cada qual com o seu significado, começaram a reedificação pela porta das ovelhas. Servo de Deus, o Senhor te chama, Ele é o teu Pastor:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
João 10:1-4


E diz mais:

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:9-11


Jesus te ama, te ama tanto que morreu por você e ressuscitou para te Salvar.

Neemias enfrentou muitas dificuldades, mas nada o desanimou, o inimigo tentou para-lo por diversas vezes, mas ele foi até o fim.

Muitos lideres tem perdido a credibilidade porque começam um projeto e não terminam, convocam a igreja para uma obra e não termina, Neemias começou e terminou um grande projeto, com muitas dificuldades, com recursos escassos, mas com uma determinação do tamanho da sua fé, uma fé alicerçada em Deus, motivando e servindo de exemplo para um povo que aos olhos humanos não seriam capaz de tal tarefa, mas aquele povo aparentemente fraco, olhando para o Senhor Deus e para o seu líder foi até o fim.

Qual o tamanho da sua equipe? qual a motivação da sua equipe? qual a sua motivação? quais são os seus recursos? Se você tem um projeto que veio de Deus, vai nesta tua força que o Senhor é contigo.

Jesus te ama

Elias no ribeiro de Querite ( 1 Reis 17:1-7 )

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:1-7


Elias aparece na história de Israel em um dos momentos mais sombrios da nação, aonde o pecado e a idolatria estava crescendo de forma assustadora.

Depois do reinado de Salomão, por causa do pecado e da idolatria, Israel foi dividido em dois reinos. Reino Norte chamado Israel (10 tribos ), e Reino Sul Judá ( 02 tribos ).

No Norte o Rei de Israel na época era Acabe, mas estudando a Palavra de Deus, aprendemos que a esposa de Acabe que se chamava Jezabel era o poder por trás do trono, e o poder dominante no casamento.

Vejamos o que diz a Palavra sobre este casamento:

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
1 Reis 16:30-31


Que coisa terrível, além de ter sido o pior rei até aquele momento, ainda casou com uma idólatra e adorou os seus deuses.

O casamento com Jezabel foi muito danoso para Israel principalmente na área da religião. A adoração a baal teve inicio com os cananeus e existia a tempos naquela parte do mundo, mas Jezabel levou quase todo o Israel a adorar a baal, conhecido como deus da chuva e da fertilidade.

Além disso, ela aboliu a adoração ao Deus verdadeiro ao ponto de exterminar os profetas de Jeová, isto mesmo, Jezabel matava profetas.

Por causa da bagagem que este casamento trouxe, a separação entre Deus o povo tinha atingido o seu ponto mais distante:

E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:32-33


Que situação terrível, havia trevas demoníacas sobre toda a nação, o povo se prostituía e adorava a baal, e quando se levantava um profeta, Jezabel matava.

Mas Deus é maravilhoso, pois no pior momento de Israel, Ele levanta um grande profeta, um dos maiores profetas de Israel, seu nome era Elias.

Elias foi um homem de grande coragem, alguem forte o bastante, para encarar estes dois de frente, e para profetizar numa época aonde todos os profetas ainda vivos, estavam escondidos em cavernas.

Este homem de Deus chega num momento em que ninguém esperava, vai até a presença do Rei e diz:

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
1 Reis 17:1


Glória a Deus, que coragem!!! Elias chega até Acabe e entrega a mensagem.

Neste estudo é importante analisarmos o significado do nome de Elias ( em hebraico Elijah ).

O seu nome significa, " O meu Deus é Jeová ".

O nome dele já era o seu cartão de visita, ele estava dizendo... Ei Acabe você adora baal,e acredita que ele controla as chuvas... Mas meu Deus é Jeová, e nestes anos não haverá nem chuva e nem orvalho, senão segundo a minha palavra.

Queridos leitores, que mensagem poderosa, Elias se coloca na brecha e entrega a mensagem de Deus, e sai de cena.

Mas o que me chama a atenção na mensagem de Elias é a frase " não haverá chuvas neste anos ", um palavra dura para aquela nação, pois pense comigo, o que acontece com um país que fica sem chuva durante seis meses? ou vamos complicar um pouco mais, imagina um país sem chuvas durante um ano?

Imagina os danos na economia, na agricultura, toda a infra estrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, os mais pobres iriam sofrer muito, os filhos iriam morrer de fome, de desnutrição, etc....

Mas Elias não disse que ficaria sem chuva durante um ano, ele disse "anos", e foi muito tempo, vejamos o que diz a Palavra:

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
Tiago 5:17


É isso mesmo, você leu certo!!! três anos e seis meses sem chuva.

Israel sofreu muito, um dos piores momentos de sua história, a economia do país foi a falência, não havia plantação e nem colheita... E você sabe o que a nação fez? orou a baal, pediu para asera, um outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

E a nação não se arrependeu, não se voltou para Jeová, preferiram a baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Vivemos dias difíceis, o mundo anda de mal a pior, tal como foi nos dias de Acabe e Jezabel, e o Senhor esta a procura de homens e mulheres cheios do Espírito Santo para fazer a diferença nesta geração, tal como Elias, servos fiéis que não se vendem, não se corrompem, que sejam exemplos para os fiéis, que vivam aquilo que pregam, profetas deste tempo, Jesus esta voltando e a obra precisa ser feita, e há muitas vidas ainda para serem alcançadas.

Mas vamos voltar para Elias, depois desta mensagem poderosa, Deus o manda para um ribeiro, e ali o sustentaria:

Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
1 Reis 17:3-4


Podemos tirar algumas lições valiosas para as nossas vidas, da mesma forma como Elias aprendeu no ribeiro de Querite.

Primeiro o significado do nome Querite.

Querite ( em hebraico, cha-rath ) significa..."cortar, colocar no tamanho certo", no sentido de pegar um pedaço de madeira para construção, deixando-a no tamanho correto para ser usado.

Não sei ao certo quanto tempo Elias passou naquele ribeiro, mas foram muitos dias, e foi um tempo preparado por Deus, ali profeta foi lapidado por Deus como uma pedra preciosa e de muito valor. Sabemos que os nomes na Bíblia tem significados, que nos ajudam a compreender o trabalhar de Deus. Elias precisava daquele tempo com o Senhor, para ser preparado para algo maior.

Uma das Palavras mais difíceis de ser ouvidas é " esconda-te ", fique oculto. Mas quando esta ordem parte do Senhor para os seus servos, tenha a certeza que é para crescimento. Eu vejo como um estagio na Faculdade de Jeová, e depois de aprovado, sabe o que acontece? Você esta preparado para ser usado grandemente pelo Senhor, e com uma grande unção, tudo para Glória de Deus.

Todos nós precisamos de um tempo a sós com o Senhor, momento aonde o Espírito Santo vem trabalhar em nossas vidas, e assim com um vaso nas mãos do Oleiro, precisamos ser transformado para sermos vasos de honra na Casa do Senhor.

Para que a obra seja completa em nossas vidas é necessário entrega e renuncia, é necessário consagração, oração e jejum, estar no ribeiro de Querite para nós hoje é viver pela fé, viver na dependência do Senhor.

E o Senhor sustentou Elias, ele iria beber agua do ribeiro e os corvos iriam trazer pão e carne pela manhã e a noite.

Quando andamos na dependência do Senhor somos sustentados, Ele provê todas as coisas.

Mas tudo isto só aconteceu na vida de Elias porque ele OBEDECEU:

Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
1 Reis 17:5-6


Elias estava pronto para obedecer ao Senhor publicamente e reservadamente, nos holofotes e também no ribeiro, todos nós que conhecemos a Palavra temos que obedecer ao Senhor, e servo fiel não questiona, não murmura, não duvida, apenas obedece.

E aprendemos em toda a Palavra de Deus que fé + obediência é igual a milagre.

Todo o dia Elias levantava de manhã, e lá vinham os corvos trazendo o pão e a carne, e ele olhava na sua frente e lá estava o ribeiro com água fresquinha para ele tomar, ele se alimentava, orava, meditava na Palavra, andava nas proximidades, voltava, e a noite lá vinha os corvos novamente com pão e carne, Elias agradecia a Deus pela provisão e dormia, descansava em Deus. E todo dia o milagre se repetia, por que Deus é fiel.

E Deus sustentava Elias com coisa boa, não era qualquer pão, não sei de onde aqueles corvos pegavam o pão, mas creio que era o melhor pão. Não era qualquer carne, também não sei de onde vinham as carnes, mas creio que era a melhor carne.

E como é bom viver o melhor desta terra, como é bom sorrir, ser feliz, conquistar grandes vitórias, mas.......

E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:7


Você leu novamente certo caro leitor, " o ribeiro secou ", os dias foram passando e Elias começou a notar que o ribeiro estava secando, já não estava como antes, mas como ele havia aprendido no longo do seu ministério confiou em Deus, e os dias foram passando, e aquele ribeiro farto de água, foi secando, secando, secando, até se transformar em uma poça d'água, e o vento quente secou a umidade do leito do rio, e logo apareceram as rachaduras na areia, e o ribeiro secou completamente.

Mas eu aprendo algo nesta passagem, Deus esta no controle da situação e sabe de todas as coisas, para nós muitas vezes é difícil entender o trabalhar de Deus, mas como Elias temos que confiar.

Aprendo também com Elias, pois mesmo com o ribeiro seco, ele não saiu daquele lugar, enquanto Deus não lhe deu a direção, ele não foi embora, estava seco, mas enquanto Deus não me mandar sair daqui, eu fico.

Alias o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, ele orou para que não chovesse e não choveu.

Mas a verdade seja dita, quando o ribeiro seca em nossas vidas, falamos como Israel:

Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Isaías 49:14-16


Quantos neste exato momento estão falando que Deus esqueceu dele, não fala mais, não ouve mais, mas não é verdade, leia os versículos acima, se possível em alta voz e grave em seu coração... Deus não se esqueceu de você.

Mas repito o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, e da mesma forma é conosco Deus ouve e responde as nossas orações.

Com certeza você assim como eu já fez esta oração: Senhor me transforma, faça de mim um vaso de honra, tira tudo aquilo que não provém de ti, sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mal, e me liberta, para que o Seu nome seja Glorificado. E DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!!!!

Talvez você não esteja entendo a situação que esta enfrentando hoje, mas creia, confie em Deus e seja obediente, amanhã você ira entender, e vai glorificar o nome do Senhor Jesus.

Obedeça ao Senhor meu querido irmão (a), Deus quer te sustentar, Ele quer te ensinar a viver pela fé, Ele nunca te desampara e nem te deixa só. Deus esta no controle de sua vida, e quer ter uma história com você e não apenas momentos, Deus quer falar contigo todas os dias da sua vida, e não só nos momentos de dificuldades, quando a enfermidade chega, a porta se fecha, ou a família, ou casamento passam por dificuldades.

Deus quer te sustentar, te conduzir a uma vida de vitórias.

É muito fácil obedecer a Deus quando o ribeiro esta cheio de água, mas quando ele seca é difícil, porém o Senhor nos sustenta, Ele segura em nossas mão e diz... vai em frente meu filho, Eu te ajudo!!!

Aprenda a confiar em Deus dia após dia. Não tenha medo. Nossa vida nem sempre é um mar rosas, tem espinhos também, as lutas vem para nos tornar mais fortes.

Quando o seu ribeiro secar, não se desespere, confie, se tiver vontade de chorar, chore, mas chore aos pés do Senhor, seu ribeiro não ficara seco para sempre, daqui a pouco vai chover novamente, e você vai viver o melhor de Deus nesta terra.

Quando o ribeiro seca, muitas vezes somos abandonados, as vezes até pelos amigos, mas não tem problema não, nosso Deus nunca nos abandona, sempre esta conosco.

Leia a Bíblia, muitos servos (a) de Deus sofreram, choraram, foram abandonados, ficaram sozinhos, mas todos os que foram fieis conquistaram grandes vitoria, muitos milagres foram conquistados por estes servos do Deus Altíssimo. Conosco é da mesma forma, por isso te digo vale muito apena ser fiel, você vai conquistar a vitória em nome de Jesus.

Elias ficou naquele ribeiro até o Senhor direciona-lo.

Ribeiro de Querite é lugar de passagem, lugar de treinamento, lugar de sair fortalecido para algo maior lá na frente.

Elias recebeu a direção de Deus:

Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
1 Reis 17:8-9



O ribeiro ficou no passado, algo novo estava lá na frente, mas ai é outra história... uma nova história, escrita pelo Senhor que é fiel.

Quero indicar para os leitores, um livro muito edificante sobre Elias, e este livro me ajuda muito em meus estudos:

Série Heróis da fé.
Elias um homem de heroísmo e humildade.
Autor Charles R. Swindoll.
Editora Mundo Cristão

E não é só sobre Elias, há outros livros da série que fala sobre Jesus o maior de todos, Davi, Ester, José, Jó, Moisés, Paulo.

Mas nunca se esqueça... A Bíblia é a Palavra de Deus, nada a substitui, devemos meditar nela sempre, e estuda-la mais do que qualquer outro livro.

Deus te abençoe.

E nunca se esqueça...


Jesus te ama

Põe em ordem a tua casa ( Isaías 38:1 )

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 
Isaías 38:1


Passagem muito conhecida nas Escrituras Sagradas, que nos conta um milagre vivido pelo Rei Ezequias. 

Esta registrado na Palavra de Deus, que ele tinha uma enfermidade mortal, e recebeu uma mensagem da parte do Senhor dizendo que ele iria morrer, e portanto, deveria por em ordem a sua casa, porque a nação precisava de um sucessor.

Diz a Palavra que o Profeta Isaías entregou a mensagem e foi embora.

E o Rei virou o rosto para parede, orou ao Senhor e chorou muitíssimo ( Isaías 38:2-3).

E o Rei clamou ao Senhor, ele sabia que Deus tinha o poder para mudar a sua história, e buscou um milagre.

Quando estudamos a vida do Rei Ezequias aprendemos que ele teve muitas experiencia com o Senhor, e é considerado um dos melhores Reis que Judá teve.

Algumas qualidades de Ezequias:

Fez o que era reto aos olhos do Senhor ( 2 Reis 18:3 )

Acabou com a idolatria em Israel ( 2 Reis 18:4 )

Guardou os mandamento do Senhor ( 2 Reis 18:6 )

Andava com prudência ( 2 Reis 18:7 )

Venceu seus inimigos ( 2 Reis 18:8 )

Era um homem de oração ( 2 Reis 19:15 )

Viveu milagres ( 2 Reis 19:35 )

Só com estes exemplos vemos que Ezequias andava com Deus, portanto  tinha créditos com o Todo Poderoso.

Leia o testemunho que a Bíblia fala deste homem:

No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 
2 Reis 18:5


Ezequias tinha tanta intimidade com Deus, que lhe foi revelado até mesmo a época da sua morte, e mesmo depois que ele recebeu a cura, Deus lhe deu novamente o ano em que ele morreria:

Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 
Isaías 38:5


Que comunhão tremenda com Deus, foi curado e ainda por cima lhe foi acrescentado 15 anos de vida.

Mas quero me aprofundar neste estudo com a mensagem que o Profeta Isaías que diz ao Rei:

"PÕE EM ORDEM A TUA CASA"

Nos dias de hoje esta mensagem tem que falar forte aos nossos corações. 

Quando falamos de "Casa" estamos falando do bem mais precioso que Deus colocou em nossas vidas, ou seja, NOSSA FAMÍLIA.

Assim como Deus falou com Ezequias para por em ordem a sua casa, precisamos estar atentos com a nossa casa também, pois o nosso adversário o diabo, tem trabalhado muito para destruir as famílias.

Temos vivido tempos difíceis, em muitos lares, famílias tem sido destruídas, a taxa de divórcio esta altíssima, brigas, traições, traumas, dividas financeiras, depressão, drogas etc...., quantos males tem assolado as famílias, que esta mensagem sirva como alerta.

E mesmo conhecendo a Palavra precisamos estar vigilantes:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 
1 Pedro 5:8


Precisamos estar atentos, e lutar pelas nossas famílias, não podemos permitir que o inimigo ganhe esta batalha. 

Se ele esta investindo contra a sua casa, vença esta batalha, que esta mensagem venha te fortalecer, pois acredite, sua família é um presente que Deus colocou em sua vida, para você ama-la, cuida-la e protege-la. Não permita que o adversário venha destruir o que Deus te deu.

E olha que interessante, Deus deu uma mensagem para um homem que orava, se consagrava, cuidava da Casa do Senhor, e levou uma nação inteira a adorar a Deus, venceu guerras, viveu milagres. Mas Deus lhe diz: "Põe a tua casa em ordem", interessante não é.

Aprenda algo da parte de Deus, seu ministério começa em casa, ele começa com sua família.

Não adianta ter seu nome conhecido na nação inteira, ou nas nações, pregar para as multidões, ser conhecido nas igrejas, jejuar, se consagrar, orar pelos enfermos e eles serem curados e........ Perder sua própria família, misericórdia!!!

Por isso esta mensagem é tão atual, precisamos por em ordem a nossa casa, nossa família faz parte do nosso ministério, e digo mais, é a parte mais importante.

Esposo, ame a sua esposa, cuide dela.

Esposa, ame seu esposo, cuide dele.

Pais, ame os vossos filhos, eles precisam de você.

Pastor, Evangelista, Presbítero, Diáconos, Levitas, Obreiros e Ministros em geral, ministre a Palavra para sua família, ore com sua família, não permita que o diabo roube o seu bem mais precioso.

Irmão seja testemunho dentro da sua própria casa, viva o que você prega, seja um exemplo dentro do seu lar, isto não é obra da carne, é o Espírito Santo quem te capacita, e isto só acontece quando permitimos.

O Espírito Santo é quem trabalha, quem transforma, quem restaura, é Ele quem ensina a Palavra, e nos levanta como testemunho vivo do Poder de Deus.

Pregar em cima de um Altar é muito bom, ver as multidões se rendendo aos pés do Senhor Jesus é maravilhoso, mas viver a Palavra dentro do lar é melhor ainda, viver o que se prega, isto sim é ser um testemunho vivo do Poder de Deus.

Vença o seu adversário (diabo), e resgate a sua família, e se esse for o seu caso, salve o seu casamento, conquiste novamente a confiança da sua esposa (o), ou do seu filho. 

Mas talvez você esteja dizendo que esta sem força, cansou de lutar, e esta pensando em desistir, mas te digo como homem Deus, não faça isso, lute na força do Senhor.... 

Deus não desistiu de você e nem da sua família, Ele tem um plano, tem um projeto, e uma nova história, por isto te digo, levanta-te, lute pela sua família, e repito.   PÕE EM ORDEM A TUA CASA.


Jesus te ama

As doze portas de Jerusalém ( Neemias Cap. 3 )

Neemias estava enfrentando um grande desafio reconstruindo os muros de Jerusalém, os muros representavam proteção, segurança, algo que Jerusalém já não tinha a muito tempo, e foi necessário muito trabalho e esforço de toda uma nação para reconstruir a cidade.
 O Capitulo 3 de Neemias é muito especial, pois mostra a organização necessária para esta  grande tarefa. O Texto ensina sobre unidade, compromisso, exemplo que podemos aplicar em nossas vidas. Estudando a Palavra aprendemos que havia em Jerusalém naquela época 12 Portas para entrar na cidade, Portas grandes que também estavam destruídas, e que juntamente com os muros também precisaram de restauração.

Cada Porta tinha uma função na cidade, como também um significado espiritual para nós, desta forma podemos tirar algumas lições valiosas.

 
1. A Porta do Gado ou das Ovelhas(Ne 3:1) “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a Porta do Gado, a qual a consagraram…”

Aprendemos pela Palavra de Deus que o primeiro grupo na reconstrução dos muros foi liderada por Eliasibe que era o sumo sacerdote, o exemplo começou pela liderança, este grupo começou edificando pela Porta do gado, também conhecida como Porta das ovelhas, levava este nome porque por esta Porta passava as ovelhas que eram destinada ao altar (sacrifício).

O interessante é que esta Porta foi a única a ser consagrada, foi o ponto de inicio na reconstrução dos muros.

Diz a Palavra do Senhor:

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:9

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:14


Esta Porta nos faz lembrar de quem somos e a quem servimos, somos ovelhas e o nosso Pastor se chama Jesus Cristo, e precisamos esta com nossas vidas no altar do Senhor, precisamos que nossas vidas sejam restauradas e consagrada para o serviço do Reino.

Se por algum motivo você não tem mais ouvido a voz do seu Pastor, restaure sua comunhão com Ele, escute a Sua voz, Ele morreu por você, deu a vida por você, e ressuscitou para te dar a vitória. 

2. A Porta do Peixe - (Ne 3:3; 12:39) “E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”(Ne 3:3).

Esta Porta era usada como um local de encontro para venda de peixes, ali depois de restaurada atrairia muitos comerciante de varias regiões.

Esta Porta representa o trabalho, me faz lembrar do chamado de Pedro:

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
Mateus 4:18-20


Todos os escolhidos foram chamados para serem testemunha, o Senhor nos chamou para fazermos discípulos, para pregarmos o evangelho. 

Se você tem parado de trabalhar para o Senhor, tem enterrado seus dons e talentos é sinal que esta areá precisa ser restaurada em sua vida, se levante como diz o texto, se fortifique com suas fechaduras e ferrolhos, feche esta área para o inimigo e abre ela para Deus. 


 3. Porta Velha - (Ne 3:6)“E a Porta Velha repararam-na Joiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodias

Porta velha ou antiga tem dois significados:

Primeiro temos que deixar o nosso passado de lado, o velho homem tem que morrer para o mundo, hoje somos novas criaturas em Cristo Jesus, lavados e remidos pelo Sangue do Cordeiro.

Segundo a Palavra de Deus é imutável, apesar de sua antiguidade ela jamais fica velha, ela é sempre atual, o nosso Deus não esta interessados em novidades para atrair mais pessoas, mas sim que a sua Palavra seja pregada na sua essência, sem modismo, sem enfeites, mas na unção do Espírito Santo.

 Jeremias 6:16 diz: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas”.

A Palavra do Senhor é o nosso alimento espiritual, pois nem só de pão vivera o homem, mas de toda Palavra de Deus. Todo avivamento tem que estar centralizado na Palavra de Deus.


4. Porta do Vale(Ne 3:13) -- “A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa…”.

Esta Porta  quando restaurada e aberta dava de frente com um vale, e quando falamos de vale, falamos de lutas e de dificuldades que todos enfrentamos em nossas vidas.

Todos passamos por lutas, mas na vida do servo de Deus é um lugar onde passamos para ser aprovados por Deus.

E quando esta área esta restaurada em nossas vidas sabemos que o Senhor é conosco, e que mesmo no vale podemos Glorificar e exaltar o nome do Senhor porque a vitória a garantida.

Você que esta passando por lutas, você que esta sofrendo, faça uma analise de como esta a sua confiança em Deus, sabemos que os cristãos passam por muitas lutas no decorrer de sua caminhada, a porta é estreita, e muitas são as aflições, mas precisamos ter bom animo, Jesus venceu o mundo.

Se a sua confiança esta abalada restaure esta área, confie no Senhor se levante, restaure sua vida, busque ao Senhor, se fortaleça, o Senhor não te chamou para morrer no vale, mas passe por este vale com o Senhor, e do outro lado cante o hino da vitória.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4


Por isso precisamos analisar muitas vezes as nossas vidas, verificar onde estão as brechas, e restaura-las, para que assim possamos viver em segurança.

Jesus esta contigo e não vai te abandonar.



5. A Porta do Monturo(Ne 3:14) “E a Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém….”

Esta Porta quando restaurada era usada para a limpeza da cidade, onde o lixo era tirado e lançado no vale chamado Hinom.

Para nós hoje representa a limpeza que devemos fazer em nossas vidas, muitos tem lixo acumulado dentro dos corações, precisamos manter nossos corações puro, limpo, sem macula para que assim o poder de Deus atue em nossas vidas.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Tiago 4:8


vejamos os lixos que precisamos tirar das nossas vidas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21



Precisamos guardar em nossas vidas somente aquilo que glorifica a Deus, precisamos restaurar essa área e deixar o novo de Deus entrar que é:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22


Para ter uma vida vitoriosa precisamos do fruto do Espírito, precisamos aprender que a Bíblia não fala frutos e sim fruto, e tudo isto alcançamos quando deixamos Deus entrar em nossos corações através da presença gloriosa do Espírito Santo, que todos os dias quer nos deixar mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, que é o nosso maior exemplo.



6. Porta da Fonte(Ne 3:15) ”E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”

Esta Porta ficava próxima ao tanque de Siloé, onde Jesus curou um cego de nascença (João 9:10-11). Como o próprio nome diz próximo a esta porta havia uma fonte, uma nascente de aguas, aguas cristalinas, pura.

Sabemos que a nossa Fonte é Jesus:

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
João 7:37-38

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14


Muitos tem sofrido porque tem trocado a Fonte de vida que é Jesus, e tem procurado cisternas que não retem agua:

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Jeremias 2:13


Uma vez que você bebeu da Fonte que é Jesus não adianta você procurar outras fontes, pois a agua não terá o mesmo sabor. Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, a Fonte continua viva e do mesmo jeito, se é o teu caso volte para Jesus correndo, Ele não desistiu de você.

Jesus é Fonte inesgotável.



7. A Porta de Mifcade(da Guarda)(Ne 3:31)  “Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos netineus e mercadores, defronte da Porta de Mifcade…”

Esta era a porta da guarda, e era muito importante para segurança da cidade, nesta grande porta havia uma torre de sentinela, e ali sempre ficava de vigilância soldados prontos para qualquer ataque do inimigo.

Esta porta quando destruída deixava a cidade vulnerável para um ataque iminente, o inimigo facilmente entraria na cidade e poderia fazer um estrago muito grande.

Esta porta em nossas vidas representa o lugar onde devemos orar e vigiar:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18


Somente nos posicionando através da oração e vigilância estaremos preparados para derrotar o inimigo no nome de Jesus.

Precisamos nos posicionar aos pés do Senhor Jesus e restaurar esta área em nossas vidas, pois a batalha é grande.

Podemos aprender muito com Neemias nesta área também:

E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
Neemias 4:8-9


Neemias quando soube que o inimigo estava se levantando para destruir a obra de Deus, ele orou e colocou guarda contra eles.

Sabemos que as nossas armas não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir as fortalezas (2Cor. 10:4). Creia irmão maior é o que esta conosco, Deus esta ao nosso lado.

Se você tem dado brecha nesta área, se posicione, restaure a sua vida com Deus, não olhe para o homem, olhe para Jesus.   



8. A Porta do pátio do cárcere (Ne 3:25; 12:39)

O cárcere era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém e neste patio que levava o seu nome, os detentos saiam para caminhar e pegar sol. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32:2).

Esta porta simboliza cadeias e prisões que tentam assolar a vida dos servos de Deus, por isso temos que estar com esta área restaurada, pois esta é a  porta onde temos que manter a vigilancia:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32


Jesus é a verdade que liberta, temos que estar com as nossas vidas diante de Deus, sempre vigilantes, pois temos um adversário que não brinca em serviço, porém se estivermos firmes no Senhor e sem brecha o maligno não nos toca.


9. A Porta das Águas(Ne 3:26).


Porta das Águas era o lugar onde tinha uma corrente de aguas, aguas limpas e cristalinas. Representa em nossas vidas o nosso encontro com o Senhor Jesus, onde bebemos da agua que Cristo dá, é lugar de encontro com Deus e sua Palavra, foi o lugar escolhido pelo Sacerdote Esdras para a leitura da Palavra de Deus:

E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
Neemias 8:1-3


E este texto mostra um dos maiores avivamentos da história, onde um povo depois de viver um grande milagre, vendo a cidade restaurada, com suas muralhas levantadas, uma cidade segura e cheia de Paz, agora vive um grande avivamento, uma sede pela Palavra de Deus.

A Porta das Aguas é o simbolo do enchimento do Espírito Santo, onde adoramos e nos prostramos ao pés do Senhor.


10. A Porta dos Cavalos(Ne 3:28).

A Porta dos cavalos eram onde ficavam os cavalos usados nas guerras. Simboliza as batalhas, as lutas que enfrentamos em nossas vidas.

 A luta contra o nosso inimigo:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Como também nossa luta contra a nossa própria carne:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Aprendemos que temos que estar sempre preparado para guerra, em constante vigilancia.



11. A Porta Oriental(Ne 3:29).

Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada. Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Representa para nós a volta de Jesus:

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.
Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
1 Tessalonicenses 4:13-17


O servo de Deus tem que estar sempre aguardando a segunda vinda de Jesus, e estar preparados pois pode ser a qualquer momento:

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mateus 24:36

Este será o dia mais glorioso na vida do Cristão, se encontrar face a face com Jesus.

Maranata.



12. A Porta de Efraim(Ne 12:39).

Este nome foi dado para o segundo filho de José, que significa porção dobrada, ou duplamente frutífero:

Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".
Gênesis 41:52


Também foi o filho escolhido por Jacó como filho que receberia a benção da primogenitura:

E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.
Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho.
Gênesis 48:13-14

Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés,
e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele".
Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos".
Gênesis 48:17-19


Fazemos parte de uma igreja abençoada:

A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:23-24



E fomos escolhido por Deus para sermos frutíferos, e abençoados, e com Cristo podemos todas as coisas, pois já fomos abençoados, podemos confiar, podemos nos regozijar pois temos esperança em Deus.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Isaías 61:7


Creia, edifique sua vida em Cristo Jesus, se houver alguma brecha restaure, aprenda com as Portas de Jerusalém, Deus tem grandes coisas para realizar na sua vida.

Jesus te ama.