segunda-feira, 28 de abril de 2014

Veja os 8 remédios naturais, que nosso criador deixou

,

 Abstinência ou Temperança

Abstinência ou Temperança

Estudo em: . Por , enviado em 25.08.2012
Um dos frutos do espírito mencionado no livro de Gálatas é a Temperança. Entenda o que significa temperança e a relação deste fruto do espírito com a questão da saúde e o cuidado do corpo.
Alimentação
,

Alimentação

Estudo em: . Por , enviado em 10.07.2012
O sangue é formado pelos alimentos e bebidas que ingerimos. Portanto, uma alimentação saudável é essencial, considerando que esta tem sido responsável pelas doenças que mais matam a humanidade.
Luz Solar
,

Luz Solar

Estudo em: . Por , enviado em 24.05.2012
Em Deus “… está o manancial da vida” (Salmos 36:9). Parte deste manancial é a luz solar, que é essencial para a manutenção da vida e da saúde, contribuindo grandemente para o bem-estar das pessoas.
Ar Puro
,

Ar Puro

Estudo em: . Por , enviado em 24.05.2012
Existem na natureza oito remédios que Deus nos deixou para a cura e especialmente para a prevenção das doenças. Neste artigo iremos falar sobre um destes remédios, que é o ar puro.
Daniel e a Mensagem de Saúde

Daniel e a Mensagem de Saúde

Estudo em: . Por , enviado em 3.05.2012
A alimentação como base de uma vida mais íntima com Deus. Veja o exemplo disso na vida de Daniel, um servo de Deus.

A Forma em que Cristo Virá


Que promessa é feita para aqueles que olham para o aparecimento de Cristo?
“Assim, também, Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação”. Hebreus 9:28.
Quantos receberão recompensa quando Ele vier?
“Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará, a cada um, segundo as suas obras”. Mateus 16:27.
Pensaram os discípulos que a morte seria a segunda vinda de Cristo?
“Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos, este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?” João 21:21-23.
Se a morte não é a segunda vinda de Cristo, como Ele virá?
“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o aos seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões, vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima, no céu, há-de vir, assim, como para o céu o vistes ir”. Atos 1:9-11. (Apocalipse 14:14).
Como muitos O contemplarão quando Ele vier?
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1:7.
Que maravilhosa demonstração acompanhará a vinda do Senhor?
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. 1 Tessalonicenses 4:16.
O que ocorrerá então?
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. 1 Coríntios 15:51,52. (1 Tessalonicenses 4:16,17).
Não foram os mártires do passado para a sua recompensa?
“E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”. Hebreus 11:39,40.
Quando serão os discípulos recompensados?
“E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos” Lucas 14:14.
Como isto acontecerá?
“E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós, também”. João 14:3.
Qual era a crença de Enoque sobre este evento?
“E destes profetizou, também, Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor, com milhares dos seus santos, Para fazer juízo contra todos e condenar, de entre eles, todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”. Judas 1:14,15.
Qual era a esperança de Jó nas profundezas de sua aflição?
“Porque eu sei que o meu Redentor vive e que, por fim, se levantará sobre a terra. E, depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e por isso, os meus rins se consomem dentro de mim.”. Jó 19:25-27.
Como Davi se expressa quanto a este ponto?
“Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade”. Salmos 96:13.
Ensinou Daniel este mesmo sentimento?
“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação, até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro”. Daniel 12:1.
Em que esplendor virá o Salvador?
“Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos”. Lucas 9:26.
Quando Cristo, na transfiguração, representou Sua futura glória, como Ele apareceu?
“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz”. Mateus 17:2.
Qual é a aparência de um anjo?
“E o seu corpo era como turquesa, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como côr de bronze açacalado; e a voz das suas palavras como a voz de uma multidão”. Daniel 10:6.
Qual é a aparência da glória de Deus?
“E vi como a cor de ambar, como o aspecto do fogo pelo interior dele, desde a semelhança dos seus lombos, e daí para cima; e desde a semelhança dos seus lombos, e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele. Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor: este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR: e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava”. Ezequiel 1:27,28.
Pelo que esperava Paulo quando em seu cativeiro Romano?
“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas, também, a todos os que amarem a sua vinda”. 2 Timóteo 4:8.
Como será o Salvador visto por aqueles que finalmente puderem vê-Lo?
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque, assim como é, o veremos”. 1 João 3:2.
Que descrição o amado João dá de Sua aparência?
“E a sua cabeça e cabelos eram brancos, como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas; E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece”. Apocalipse 1:14-16.
Quando Ele tiver reunido Seus eleitos (Mat. 24:31), se nós estivermos entre eles, o que ouviremos do Salvador?
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo”. Mateus 25:34.
A verdade sobre o Fim
Rua Francisco Sottel Cordeiro, 354, Contenda - Paraná, 83730-000, Brasil
Telefone: 41 3625.2802 / 41 9999.9450 [TIM]

Prosperidade, benção ou maldição?

Quão bom é saber que temos um Deus no céu que sabe de tudo o que necessitamos e ainda termos a certeza que Ele não só é nosso Deus, mas é também o nosso Pai e que sabe de tudo o que necessitamos antes mesmo de Lhe pedir.
Muitas vezes absortos no mundo em que vivemos, cremos que o homem foi criado para apenas buscar as coisas desta Terra e nos esquecemos do verdadeiro propósito para que o homem foi criado – que é para glorificar o nome do nosso Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo.
Apocalipse 14:7: “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
Deparamo-nos diante de situações que nos quedamos sem respostas. Uma delas é porque alguns prosperam e outros não. No mundo cristão, muitos dizem que são abençoados porque possuem bens deste mundo; e os que não prosperam pensam serem amaldiçoados. Todavia, será isto mesmo verdade?

Ler Salmo 73 [Salmo de Asafe]

“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras”.
Se buscássemos na Palavra de Deus, com certeza veríamos que Deus não vê as coisas terrenas como o homem vê, pois a visão do homem é limitada e a de Deus é ilimitada; e Ele sabe o que realmente é importante e necessário, porque muitas vezes pensamos que algo é necessário para nós, mas Deus, por Sua infinita misericórdia, não nos concede, pois seria para nós prejudicial.
Ler Mateus 6:25: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”
Colocaremos informações por meio deste site que nos permitam entender qual é de fato a vontade de Deus quanto a nossa prosperidade aqui no mundo e como administrar aquilo que o Senhor coloca em nossas mãos como instrumentos Seus.
Que Deus abençoe a todos.

Espiritismo

 
O ministério dos santos anjos, tal qual está apresentada nas Santas Escrituras, é uma verdade das mais confortadoras e preciosas para cada seguidor de Cristo. Mas o ensinamento da Bíblia sobre esse ponto tem sido obscurecido e pervertido pelos erros da teologia popular. A doutrina da natural imortalidade, primeiramente emprestada da filosofia pagã, e incorporada à fé cristã nas trevas da grande apostasia, tem sufocado a verdade tão claramente ensinada na Escritura de que “os mortos não sabem de nada”. Multidões chegaram a crer que os espíritos dos mortos são os “espíritos ministradores, enviados para ministrar àqueles que serão herdeiros da salvação”. E isso apesar do testemunho das Escrituras com respeito à existência dos anjos celestiais, e sua conexão com a história do homem, antes que houvesse algum homem morto.
A doutrina da consciência do homem na morte, especialmente a crença de que os espíritos dos mortos retornam para ministrar aos vivos, preparou o caminho para o espiritismo moderno. Se os mortos são admitidos na presença de Deus e dos santos anjos, e favorecidos com conhecimentos que superam em muito aos que possuíam anteriormente: por que não haveriam de voltar à Terra para iluminar e instruir os vivos? Sim, como ensinado pelos teólogos populares, os espíritos dos mortos estão flutuando sobre seus amigos na Terra; por que não lhes seria permitido comunicar-se com eles para adverti-los contra o mal, ou confortá-los em seus sofrimentos? Como podem aqueles que creem na consciência do homem na morte rejeitar o que vem a eles como luz divina comunicada por espíritos glorificados? Aqui está um canal considerado como sagrado, através do qual Satanás opera para o cumprimento dos seus propósitos. Os anjos caídos que executam suas ordens aparecem como mensageiros do mundo espiritual. Enquanto professa trazer os vivos em comunicação com os mortos, o príncipe do mal exercita sua fascinante influência sobre suas mentes.
Ele tem poder para trazer ante os homens a aparência dos seus queridos falecidos. A contrafação é perfeita: a aparência familiar, as palavras e o tom são reproduzidos com maravilhosa exatidão. Muitos são confortados com a garantia de que seus queridos estão desfrutando a bênção do Céu; e sem suspeita do perigo, eles dão ouvidos aos “espíritos sedutores, e doutrinas de demônios”.
Quantos seres humanos têm sido levados a crer que os mortos realmente retornam para se comunicar com eles, desse modo Satanás lhes faz parecer que os que baixaram à sepultura estavam despreparados. Estes dizem estar felizes no Céu, e mesmo ocupar exaltadas posições lá; e assim é amplamente ensinado o erro de que não é feita diferença entre os justos e os ímpios. Os pretensos visitantes do mundo dos espíritos, às vezes, dão avisos e advertências que se provam estar corretos. Então, assim que a confiança é ganha, apresentam doutrinas que destroem diretamente a fé nas Escrituras. Com uma aparência de profundo interesse no bem-estar de seus amigos na Terra, eles insinuam os erros mais perigosos. O fato de que dizem algumas verdades e são capazes às vezes de predizer eventos futuros, dá às suas afirmações uma aparência de confiabilidade, e seus falsos ensinamentos são aceitos pelas multidões com tanta diligência e cridos tão às cegas, como se fossem as verdades mais sagradas da Bíblia. A lei de Deus é posta de lado, o Espírito da graça desprezado, o sangue do concerto considerado como algo profano. Os espíritos negam a divindade de Cristo, a até colocam ao Criador no mesmo nível que eles mesmos. Assim, sobre um novo disfarce, o grande rebelde continua levando avante a guerra contra Deus iniciada no Céu, e continuada na Terra por cerca de seis mil anos.
Muitos tratam de explicar as manifestações espíritas atribuindo-as à fraude e ao truque de mãos da parte do médium. Mas enquanto é verdade que os resultados de fraudes têm muitas vezes se passado como manifestações genuínas, têm havido, também, marcadas exibições de poder sobrenatural. Os lamentos misteriosos com os quais o espiritismo moderno se iniciou não foram resultado de fraude ou de esperteza humana, mas foram obra direta dos anjos maus, que introduziram assim um dos enganos mais bem sucedidos na destruição de almas. Muitos serão enlaçados por intermédio da crença de que o espiritismo é uma mera impostura humana; mas quando forem postos face a face com manifestações cujo caráter sobrenatural não possa negar-se, serão enganados, e levados a aceitá-las como o grande pode de Deus.
Estas pessoas negligenciam o testemunho das Escrituras concernentes às maravilhas feitas por Satanás e seus agentes. Foi pela ajuda de Satanás que os mágicos de Faraó foram habilitados a contrafazer a obra de Deus. Paulo testifica que antes do segundo advento de Cristo haverá manifestações similares do poder satânico. A vinda do Senhor deve ser precedida da “operação de Satanás, com todo poder, e com sinais, e com prodígios da mentira, e com todo o engano de injustiça” (II Tessalonicenses 2: 9 e 10). E o apóstolo João, descrevendo o poder operador de milagres que se há de manifestar nos últimos dias, declara: “opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar” (Apocalipse 13: 13 e 14). Não são preditas aqui meras imposturas. Os homens são enganados pelos milagres os quais os agentes de Satanás têm poder para fazer, não que pretendem realizar.
O príncipe das trevas, que tem por tanto tempo dirigido os poderes de sua mente superior para a obra de engano, habilmente adapta suas tentações para os homens de todas as classes e condições. Para pessoas de cultura e refinamento ele apresenta o espiritismo em seu aspecto mais refinado e intelectual, e assim é bem sucedido em atrair muitos para seu engano. A sabedoria que o espiritismo comunica é aquela que é descrita pelo apóstolo Tiago, a qual “não é a que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica” (Tiago 3: 15). Isto, entretanto, o grande enganador esconde, quando acobertar serve melhor ao seu propósito. Ele que pode aparecer vestido com o brilho dos serafins celestiais diante de Cristo no deserto da tentação, vem aos homens da maneira mais atrativa, como um anjo de luz. Ele apela para a razão pela apresentação de temas elevados, deleita os sentidos com cenas cativantes, e dirige as afeições por meio de imagens eloquentes de amor e caridade. Ele excita a imaginação para sublimes voos e induzindo aos homens a orgulharem-se tanto de sua própria sabedoria, que no seu coração desprezam ao Ser Eterno. Esse ser poderoso que pôde transportar ao Redentor do mundo a uma altíssima montanha, e por ante Sua vista todos os reinos da Terra e sua glória, apresentará suas tentações aos homens de maneira a perverter os sentidos de todos que não estão guardados pelo poder divino.
Satanás, hoje em dia, seduz aos homens como seduziu a Eva no Éden, por lisonja, assentando neles o desejo de obter conhecimento proibido, excitando a ambição por autoexaltação. Foi o acariciar esses males que causou sua queda, e por meio deles trata de acarretar a ruína dos homens. “Sereis como Deus”, ele declara, “conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3: 5). O espiritismo ensina “que o homem é uma criatura em progressão; que seu destino desde seu nascimento é progredir, mesmo até a eternidade, em direção à Divindade”. E novamente: “Cada consciência julgará a si mesma e não outra”. “O juízo será justo, porque é o julgamento do eu. (…) O tribunal está em você”. Disse um professor espírita, quando a “consciência espiritual” se despertou nele: “Meus semelhantes, todos eram semideuses não caídos”. E outro declara: “Qualquer ser justo e perfeito é Cristo”.
Assim, em lugar da justiça e perfeição do Deus infinito, o verdadeiro objeto da adoração; em lugar da justiça perfeita da lei, o verdadeiro padrão de realização humana, Satanás tem colocado a natureza errante e pecadora do próprio homem como único objeto de adoração, a única regra do juízo ou padrão de caráter. Isso é progresso não para cima, mas para baixo.
Há uma lei tanto da natureza intelectual quanto da espiritual que, pela contemplação, nós nos tornamos transformados. A mente gradualmente se adapta aos objetos sobre os quais se lhe é permitido demorar. Jamais o homem elevar-se-á a maior altura que o seu padrão de pureza, bondade ou verdade. Se o eu é seu mais alto ideal, jamais chegará a nada mais exaltado. Ao contrário, ele constantemente cairá mais e mais baixo. Somente a graça de Deus tem poder para exaltar o homem. Deixado a si mesmo, seu curso será inevitavelmente para baixo.
Para os indulgentes consigo mesmos, os amigos do prazer, os sensuais, o espiritismo se apresenta sob um disfarce menos sutil que quando se apresenta às pessoas mais refinadas e intelectuais; em suas formas grosseiras, eles encontram aquilo que está em harmonia com suas inclinações. Satanás estuda cada indicação de fragilidade da natureza humana, marca os pecados que cada um é individualmente inclinado a cometer, e então cuida para que não faltem ocasiões para satisfazer as tendências para o mal. Tenta aos homens ao excesso naquilo que é em si mesmo legítimo, levando-os, por meio da intemperança, a enfraquecer a força física, moral e espiritual. Ele tem destruído e está destruindo milhares por intermédio da condescendência das paixões, brutalizando assim a inteira natureza do homem. E para completar sua obra, ele declara, através dos espíritos, que “o verdadeiro conhecimento coloca os homens acima de toda a lei”; que “qualquer coisa que seja, é correta”; que “Deus não condena”; e que “todos os pecados que são cometidos são inocentes”. Quando o povo é assim levado a crer que o desejo é a mais alta lei, quem pode se admirar que a corrupção e depravação abundem em cada mão? Multidões aceitam com desejo ardente os ensinamentos que os deixam livres para obedecer aos impulsos do coração carnal. As rédeas do domínio próprio são deixadas sobre a direção do desejo egoísta por prazeres sensuais e materiais, os poderes da mente são tornados e sujeitos às propensões animais, e Satanás exultantemente prende na sua rede milhares que professam serem seguidores de Cristo.
Mas ninguém precisa ser enganado pelas declarações mentirosas do espiritismo. Deus deu ao mundo suficiente luz para habilitá-los a descobrir a armadilha. Como já mostrado, a teoria que constitui o mesmo fundamento do espiritismo está em guerra com as declarações mais claras da Escritura. A Bíblia declara que os mortos nada sabem, que seus pensamentos pereceram; eles não têm parte em nada do que é feito debaixo do sol; não sabem nada das alegrias ou tristezas daqueles lhes foram queridos na Terra.
Além do mais, Deus proibiu expressamente toda pretensa comunicação com os espíritos dos mortos. Nos dias dos hebreus, havia uma classe de pessoas que pretendia, como os espiritualistas de hoje, manter comunicação com os mortos. Mas os “espíritos familiares”, como estes visitantes de outros mundos são chamados, são declarados pela Bíblia como sendo “espíritos de demônios” (Compare Núm. 25:1-2; Sal. 106:28; I Cor. 10:20; Ap. 16:14). A obra de se relacionar com espíritos familiares foi declarada uma abominação ao Senhor, e foi solenemente proibida sob pena de morte (Lev. 19:31; 20:27).
O próprio nome de feitiçaria é agora mantidoem desprezo. Aafirmação de que os homens podem manter comunicação com maus espíritos é considerada uma fábula da Idade Escura. Mas o espiritismo, que conta com centenas de milhares, sim, milhões, que têm aberto seu caminho nos círculos científicos, invadido igrejas, e encontrado favor em congressos legislativos, e mesmo nas cortes dos reis ― este colossal engano não é mais que um reavivamento, sob um novo disfarce, da feitiçaria condenada e proibida do passado.
Se não houvesse outra evidência do real caráter do espiritismo, bastaria a todo cristão o fato de que os espíritos não fazem nenhuma diferença entre justiça e pecado, entre o mais nobre e puro dos apóstolos de Cristo e os mais corruptos dos servos de Satanás. Representando os homens mais vis como estando no Céu, sendo altamente exaltados lá, Satanás diz ao mundo: “Não importa quão ímpio você é, não importa se você crê ou não crê em Deus e na Bíblia. Viva como deseja; o Céu é o seu lar.” Os ensinadores espiritualistas virtualmente declaram: “Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que Ele se agrada; ou: onde está o Deus do juízo? (Mal. 2:17).” A Palavra de Deus diz: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade!” (Isaías 5: 20).
Os apóstolos, como personificados por estes espíritos mentirosos, são representados como contradizendo o que escreveram sob inspiração do Santo Espírito quando estavam na Terra. Negam a origem divina da Bíblia, e assim anulam o fundamento da esperança cristã, e apagam a luz que revela o caminho para o Céu. Satanás está fazendo o mundo crer que a Bíblia é uma mera ficção, ou quando muito um livro apropriado para a infância da raça humana, mas se deve fazer pouco caso agora ou lançado fora como obsoleto. E para tomar o lugar da Palavra de Deus ele tem as manifestações espíritas. Aqui está um canal totalmente sob seu controle; por tais meios ele pode fazer o mundo crer no que ele quiser. Ele coloca exatamente onde ele o quer, nas sombras, o Livro que está para julgar tanto ele como seus seguidores; ele faz o Salvador do mundo parecer não mais que um homem comum. E como a guarda romana que vigiava a tumba de Jesus difundiu o relato mentiroso o qual os sacerdotes e os anciões colocaram em suas bocas para negar Sua ressurreição, assim também os que creem nas manifestações espíritas tentam fazer parecer que não há nada de miraculoso nas circunstâncias da vida do Salvador. Depois de procurar assim colocar a Jesus fora do foco, eles chamam a atenção para seus próprios milagres, declarando que estes excedem em muito as obras de Cristo.
É certo que o espiritismo está agora mudando sua forma e velando alguns de seus aspectos mais objetáveis, está assumindo um disfarce cristão. Porém suas declarações feitas da tribuna e na imprensa têm estado ante o público por aproximadamente quarenta anos, e nelas seu verdadeiro caráter permanece revelado. Estes ensinos não podem ser negados ou escondidos.
Mesmo em sua forma atual, longe de ser mais merecedor de tolerância do que antes, é em realidade mais perigoso que anteriormente, devido à maior sutileza de seu engano. Enquanto anteriormente atacava a Cristo e a Bíblia, agora professa aceitar a ambos. Mas a Bíblia é interpretada de uma maneira que agrada o coração não renovado, enquanto suas solenes e vitais verdades são tornadas sem efeito. O amor é colocado como o maior atributo de Deus, mas este é degradado a um fraco sentimentalismo, fazendo pouca distinção entre o bem e o mal. A justiça de Deus, suas reprovações do pecado, as exigências de Sua santa lei, são todas mantidas fora da vista. As pessoas são ensinadas a considerar o decálogo como letra morta. Fábulas agradáveis e encantadoras cativam os sentidos e induzem os homens a rejeitar a Bíblia como fundamento de sua fé. Cristo é tão verdadeiramente negado como antes; mas Satanás tem cegado tanto os olhos do povo que o engano não é discernido.
Existem poucos que têm qualquer concepção justa do poder enganador do espiritismo e do perigo de cair sob sua influência. Muitos lidam com ele meramente para satisfazer sua curiosidade. Eles não têm fé verdadeira nele, e encher-se-iam com horror ao pensar em abandonar-se ao domínio dos espíritos. Mas eles se aventuram em terreno proibido, e o poderoso destruidor exerce seu poder sobre eles contra sua vontade. Leva-os uma vez a serem induzidos a submeter suas mentes à sua direção e torna-os cativos. É-lhes impossível, em sua própria força, quebrar o encanto feiticeiro e sedutor. Nada senão o poder de Deus, outorgado em resposta à fervorosa oração de fé, pode libertar essas almas enlaçadas.
Todos os que condescendem com traços pecaminosos de caráter ou deliberadamente acariciam um pecado conhecido, estão convidando as tentações de Satanás. Eles se separam de Deus e do cuidado de Seus anjos; e quando o maligno apresenta seus enganos, eles estão sem defesa, e caem como uma presa fácil. Aqueles que se colocam desta forma sob seu poder, mal sabem onde seu caminho irá terminar. Tendo conseguido sua queda, o tentador irá empregá-los como seus agentes para atrair outros para a ruína.
Diz o profeta Isaías: “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8: 19 e 20). Se os homens houvessem querido receber a verdade tão claramente expressada nas Escrituras, referente à natureza do homem e ao estado dos mortos veriam nas declarações e manifestações do espiritismo a operação de Satanás com poder e sinais e prodígios de mentira. Mas em vez de renunciar à liberdade tão cara ao coração carnal, e renunciar aos pecados aos quais eles amam, multidões fecham seus olhos para a luz, e seguem em frente, independentemente das advertências, enquanto Satanás tece seus enganos ao redor deles, e eles se tornam sua presa. “Porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos”, portanto “Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (II Tes. 2:10 e 11).
Aqueles que se opõem aos ensinamentos do espiritismo estão atacando, não somente aos homens, mas também a Satanás e seus anjos. Têm empreendido luta contra potestades, principados e espíritos ímpios nos lugares celestiais. Satanás não cede uma polegada de terreno exceto quando é repelido pelo poder dos mensageiros celestiais. O povo de Deus é capaz de enfrentá-lo, como fez nosso Salvador, com as palavras: “Está escrito”. Satanás pode hoje citar as Santas Escrituras como nos dias de Cristo e irá perverter seus ensinamentos para suster seus enganos. Aqueles que querem permanecer firmes neste tempo de perigo devem compreender por si mesmos o testemunho das Escrituras.
Muitos serão confrontados por espíritos de demônios personificando parentes ou amigos queridos, declarando as mais perigosas heresias. Estes visitantes apelarão às nossas mais ternas simpatias e operarão milagres para suster suas pretensões. Nós devemos estar preparados para resisti-los com a verdade bíblica de que os mortos não sabem coisa nenhuma e que aqueles que aparecem como tais são espíritos de demônios.
Está exatamente diante de nós a “hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” (Apocalipse 3: 10). Aqueles cuja fé não está firmemente estabelecida sobre a Palavra de Deus serão enganados e vencidos. Satanás “opera com todo engano de injustiça” para ganhar o controle dos filhos dos homens; e seus enganos crescerão continuamente. Mas ele pode alcançar seu objetivo somente quando os homens voluntariamente cedem às suas tentações. Aqueles que estão sinceramente buscando um conhecimento da verdade, e estão lutando para purificar suas almas mediante a obediência, fazendo assim o que eles podem para se preparar para o conflito, encontrarão, no Deus da verdade, um seguro refúgio. “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei” (Apocalipse 3: 10), é a promessa do Salvador. Ele antes enviaria rapidamente a todos os anjos do Céu para proteger ao Seu povo, do que deixar uma só alma que confie nEle ser vencida por Satanás.
O profeta Isaías traz à vista o terrível engano que virá sobre os ímpios, levando-os a crer que estão a salvo dos juízos de Deus: “Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido” (Isaías 28: 15). Na classe aqui descrita estão inclusos aqueles que, em sua obstinada impenitência, confortam a si mesmos com a segurança de que não há punição para o pecador; que toda a humanidade, não importa quão corrupta, será exaltada ao Céu para se tornar como os anjos de Deus. Mas, ainda mais enfaticamente, estão aqueles que renunciam às verdades as quais o Céu tem provido como uma defesa para os justos no dia da angústia, e aceitam o refúgio das mentiras oferecidas por Satanás em seu lugar ― as ilusórias pretensões do espiritismo, fazendo um concerto com a morte e um acordo como inferno.
Maravilhosamente, além da expressão, é a cegueira do povo desta geração. Milhares rejeitam a Palavra de Deus como não merecedora de crédito, e com ávida confiança recebem os enganos de Satanás. Céticos e escarnecedores denunciam o fanatismo daqueles que contendem pela fé dos profetas e apóstolos, e divertem a si mesmos cunhando de ridícula as solenes declarações das Escrituras concernentes a Cristo e ao plano da salvação, e a visitação sobre os rejeitadores da verdade.  Fingem ter grande piedade por mentes tão estreitas, fracas e supersticiosas que reconhecem as exigências de Deus, e obedecem aos requerimentos de Sua lei. Eles manifestam tanta segurança como se, de fato, eles houvessem feito um acordo com a morte e um concerto com o inferno ― como se eles houvessem erigido uma barreira impassível, impenetrável entre eles mesmos e a vingança de Deus. Nada pode despertar seus temores. Tão completamente têm eles se rendido ao tentador, tão intimamente estão eles unidos com ele, e tão perfeitamente imbuídos de seu espírito, que eles não têm poder ou vontade para escapar de seu laço.
Satanás tem estado preparando-se há muito tempo para seu último esforço para enganar ao mundo. O fundamento de sua obra foi lançado pela garantia dada a Eva no Éden: “É certo que não morrereis”. “No dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3: 4 e 5). Pouco a pouco tem ele preparado o caminho para sua obra-prima de engano no desenvolvimento do espiritismo. Ele ainda não atingiu o completo cumprimento de seus desígnios; mas estes serão atingidos no último tempo remanescente. Diz o profeta: “Vi três espíritos imundos, como rãs;… eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16: 13 e 14). Excetuando-se aqueles que são guardados pelo poder de Deus por meio da féem Sua Palavra, todo o mundo será levado na rede deste engano. As pessoas estão rapidamente sendo embaladas por uma segurança fatal, para serem acordadas somente pelo derramamento da ira de Deus.
Diz o Senhor Deus: “Farei do juízo a régua e da justiça, o prumo; a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas arrastarão o esconderijo. A vossa aliança com a morte será anulada, e o vosso acordo com o além não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, sereis esmagados por ele” (Isaías 28:17 e 18).
Desenvolvido por livechurch.me