quarta-feira, 13 de junho de 2012

Chibolete, a Linguagem da Vida




Wilma Rejane


Juízes 12:6 - Então lhes diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

Essa passagem Bíblica é curiosa, também assustadora. Mais de quarenta mil homens mortos por ocasião do sotaque que os denunciava como nação inimiga. Quando li esse texto de Juízes que narra uma guerra entre gileaditas e efraimitas fiquei a procurar algo de bom, uma lição em meio a matança. Parece impossível querer algo assim, contudo relacionei a passagem em questão aos diversos tipos de linguagem existentes no mundo: Linguagens de vida e de morte.

Os efraimitas, não conseguiam pronunciar “chibolete” , falavam “Sibolete”. Chibolete significa “espiga de cereal” ou ainda “córrego” .


Existe um “sotaque” que denuncia as intenções do coração, que mata tal qual água de córrego imunda e contaminada. Que não alimenta ninguém de paz, senão de guerra. Que exibe espiga, sem fartura de grão, pronta para ser levada pelo vento e indo em direções tantas, mata como os gileaditas aos efraimitas. É a língua, descrita por Tiago como: “ pequeno membro que põe fogo num grande bosque” Tg 3:5. Esse “sotaque sibolete” que caracteriza morte: Destrói, persegue, mente e blasfema.

Na eleição da graça, “sotaque sibolete” pode ser transformado, atravessar o Jordão (onde eram mortos os efraimitas) e imergir nas águas em batismo de regeneração. No Jordão, o fogo inflamado pela linguagem do inferno é apagado dando lugar a uma nova linguagem .

Um novo coração que revela “Chibolete”; a linguagem da vida. A mesma linguagem que impactou o mundo com testemunho de amor, um poder nascido do Trono da Graça, diferente, perfeito, abraçando os condenados à morte, à beira do Jordão. Tão perto da Salvação, a distância de uma fala, uma pronúncia: Jesus. Nome sobre todo Nome, Universal . No Jordão: onde João Batista anunciava arrependimento e salvação, onde a linguagem “Chibolete” convidava tribos, línguas e nações.

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles, E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” At 2:2,4

O Espírito Santo de Deus é a linguagem da vida, que busca habitar em homens de toda nacionalidade. Quando aceitamos a Cristo Jesus, confessando O como Salvador e Senhor, há libertação. É como um efraimita falando “Chibolete”: Vai em paz, não o degolaremos.

“ Nunca homem algum falou tal qual esse homem” Jo 7:46, diziam os fariseus sobre Jesus.

O homem que fala a linguagem da vida, pode ser perseguido e mesmo morto pelos inimigos. É o que acontece com milhões de cristãos diariamente, foi o que aconteceu a Jesus e aos discípulos, mas a moral da história, o final, é como um belo filme que deixa os telespectadores exultantes de satisfação por ver o triunfo do bem sobre o mal : “ Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele” I Ts 4:14. Ao final, prevalece a mensagem do que clamava no deserto, em língua Chibolete .

Eis as lições extraídas da guerra entre Gileaditas e Efraimitas e do sotaque chibolete.

Na Bíblia de Estudo Plenitude: Significado de Chibolete. 
 

2 comentários:

  1. CHIBOLETE OU SIBOLETE ?

    או שיבולת SIBOLETE עכשיו?
    Juízes 12: 1-7




    INTRODUÇÃO


    Os filhos de Amon, certo dia, tentaram recuperar a região de Gileade que foi tomada pelos israelitas quando Canaã foi conquistada. Os anciãos de Gileade, então, buscaram ajuda de Jefté (Deus abre) para que os amonitas não conseguissem seu intento.


    DESENVOLVIMENTO


    Jefté, que tempos atrás havia sido rejeitado e deserdado pelos seus irmãos, agora é colocado como cabeça sobre os homens de Gileade para enfrentar os amonitas.


    Depois de tentar uma solução pacífica para o problema, sem obter sucesso, Jefté parte para a peleja e derrota os inimigos em vinte cidades, tomando posse delas.


    Depois da vitória, os efraimitas se organizaram e seguiram contra Jefté, revoltados pelo fato de não haverem sido convocados para a peleja, reclamando o direito às terras conquistadas e ameaçando colocar fogo na casa de Jefté e também nas casas dos gileaditas.


    Jefté argumentou com eles que os havia convocado, mas eles não atenderam à convocação. Em seguida houve uma batalha entre os gileaditas e os efraimitas, e estes foram derrotados. Alguns sobreviventes fugiram em direção ao vau do Jordão, mas foram interceptados e capturados.


    Os efraimitas que foram capturados no vau do Jordão, tentaram escapar dizendo que não eram da tribo de Efraim, então foram submetidos a um teste para comprovar se falavam a verdade ou não. O teste consistia em pronunciar corretamente a palavra Chibolete.


    Esta palavra não era bem pronunciada pelos efraimitas, de modo que quando eles tentavam, logo eram denunciados, pois sua pronúncia era Sibolete. Todos eles então, foram identificados como efraimitas e executados ali mesmo.


    CONCLUSÃO


    Jefté tipifica o Senhor Jesus, que foi rejeitado pelos judeus, mas colocado como cabeça da igreja, que é formada pelos gentios. Nós não tínhamos direito à herança alguma, mas o Senhor se fez nosso comandante e nos convocou para combater contra o inimigo que deseja dominar aquilo que não lhe pertence.


    A igreja fiel tem lutado na força do Espírito Santo e tem vencido o inimigo, conquistando “novas terras” para o seu reino. Para esta luta, o Senhor tem convocado todo o seu povo, mas há aqueles que não atendem ao chamado do Senhor, há aqueles que nunca se dispõem para ajudar e só aparecem para receber a bênção. Na hora da luta não se pode contar com eles, mas quando é para gozar os frutos (subir ao Maanaim, participar de seminários, fazer parte de grupos, cear, etc.), eles logo aparecem reclamando com todo ímpeto os “seus direitos”.


    Estas pessoas são como os efraimitas, que foram comparados pelo Senhor como um “bolo que não foi virado”, e só assou de um lado. São pessoas indefinidos, que não entenderam a Obra do Senhor, não entenderam a revelação e não participam daquilo que o Senhor está fazendo na igreja nesta hora. Elas também não têm intimidade com o nome de Jesus nem com a sua Palavra, e no momento de maior necessidade não conseguirão ser identificadas como servos do Senhor.


    Chibolete quer dizer “Rio caudaloso, enchente”, representando a bênção do Espírito Santo, o transbordar do Rio de Águas Vivas no nosso coração. A Bíblia diz: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É preciso, portanto estar identificado com todo o projeto de Deus, para sua segurança e entrada na Eternidade.

    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2012/03/chibolete-ou-sibolete_20.html

    ResponderExcluir