quarta-feira, 5 de março de 2014

Neemias 2:17 Reconstruindo os muros (Motivando uma nação)

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Neemias 2:17


Vemos o que Deus pode fazer na vida daqueles que se colocam a sua disposição, foi assim com Neemias, aprendemos no capitulo primeiro que depois da noticia da ruína de Jerusalém, Neemias chorou, se lamentou por alguns dias e esteve orando e jejuando, e depois de 4 meses ele teve uma audiência com Rei e obteve uma grande vitória, assim pode ir até Jerusalém como governador.

Aprendemos também que as nossas maiores vitórias são conquistadas através da oração.

Mas ao chegar em Jerusalém vemos que os inimigos já começaram a se levantar:

O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Neemias 2:10


O inimigo sempre se levanta contra os servos de Deus, mas quando há um objetivo um propósito, e principalmente quando a vitória já foi ganha através da oração, não importa o adversário nada pode parar a obra de Deus.

E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
Neemias 2:11-13


Neemias era um homem sábio, quando ele chegou em Jerusalém ele não saiu revelando imediatamente o seu proposito, primeiro analisou a situação, percorreu todo o muro saindo pela porta do vale, a noite com pouca gente com ele, analisando a destruição dos muros, vendo as brechas, as rachaduras, as portas queimadas a fogo, vendo o tamanho da obra, orando a Deus, e creio também que pela fé ele já contemplava aquele muro restaurado sem brecha, creio que ele já contemplava aquele povo trabalhando, restaurando, lutando pela sua dignidade, por suas famílias, por sua nação.

Aprendemos com Neemias que não devemos sair contando para todo mundo os nossos sonhos e projetos, temos que aguardar o momento certo, primeiro temos que orar e depois analisar a situação.

Líder você precisa aprender em quem confiar, nem todos estão do seu lado, nem todos querem o seu sucesso, deixe Deus te mostrar as pessoas que estarão ao seu lado e assim forme uma equipe de vencedores.

E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.
Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
Neemias 2:14-16


Neemias rodeou todo o muro, entrou e saiu pelo mesmo lugar ( porta do vale ), analisou todo o projeto, e soube exatamente o que deveria ser feito.

Agora me diga qual a experiência de Neemias em reconstrução dos muros? Vemos Deus capacitando Neemias em algo que ele nunca tinha feito, Deus o capacitou para ser engenheiro, arquiteto, pedreiro, chefe de exército, líder motivacional, resolveu assuntos relacionados ao Templo, relacionado com politica, com impostos, tudo isto sem experiência, porém capacitado pelo poder que vem do alto.

Tudo isto porque ele amava a obra de Deus e estava disposto a mudar a situação ao seu redor, Deus precisa de pessoas disponíveis para sua obra, homens e mulheres que não dão desculpas como: Não estou preparado, preciso de mais tempo, é muito longe, é difícil, não tenho experiência e etc,etc,etc... O Senhor nosso Deus precisa de pessoas que digam EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM, foi assim com o profeta Isaías e foi assim com Neemias também.

Em nenhum momento vemos Neemias reclamando, dando desculpas, se sentindo incapaz, vemos neste homem de Deus um exemplo de líder para todos, seja no ministério, em todas as áreas como louvor, ministério da Palavra e todos os demais departamentos, como também na parte profissional.

Nosso Deus capacita aqueles que se colocam a sua disposição, do que você tem medo? você se sente fraco? incapacitado para alguma tarefa? Faça com Neemias busque de Deus a direção, confie, não importa o tamanho do obstaculo se Deus é contigo você vai vencer, Neemias era copeiro do Rei na Pérsia, mas em Jerusalém, Deus o capacitou para realizar o impossível aos olhos humanos, porém possível para Deus, porque ele acreditava e queria fazer algo por seu povo, ele deixou o conforto do palácio para colocar literalmente a mão na massa, e ver aquele povo novamente forte, com sua dignidade restaurada, tudo isto porque Deus capacita os seus escolhidos.

Depois de tudo isto ele convoca o povo pra obra:

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
Neemias 2:17


Neemias convoca a nação para uma obra grande, que exigiria muito esforço físico, mental e espiritual, Neemias convoca aquele povo para sair da miséria, o inimigo tinha assolado demais aquele povo, a identidade nacional estava como aqueles muros, destruídos em ruínas, mas Neemias os convoca a tomar uma posição, uma posição de vencedor, de não aceitar a derrota, de não mais sentir vergonha. Aguem precisava fazer alguma coisa para mudar aquela situação, e eles aceitaram aquela missão.

Os muros nos tempos Bíblicos era a segurança para uma cidade, quando falamos a palavra muros entenda como muralha, quanto mais alta fosse a muralha maior era segurança, quanto mais largo fosse essa muralha, maior seria a dificuldade do inimigo de derrubar aquele muro. Já fazia muito tempo que Jerusalém esta indefesa contra os invasores, Nabucodonosor rei da Babilônia havia destruído os muros de Jerusalém, assim como toda a cidade e seu majestoso Templo, deixando a cidade num caos.

Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
Neemias 2:18


Mas agora seria diferente, Neemias no momento certo havia dado o primeiro passo para mudar esta situação, Neemias ouviu a resposta que ele queria, um povo disposto a trabalhar, o primeiro passo foi se levantar.

Você que esta lendo esta mensagem e por algum motivo você esta triste e desanimado, suas forças se acabaram, sua vontade de lutar se foi, você pode até estar pensando que Deus te esqueceu, te abandonou, que Ele não te ouve mais, mas isto não é verdade, Deus te ama, Ele te escolheu, Ele diz EU TE CHAMO PELO TEU NOME, TU ÉS MEU.

Se levante, olha para os muros da sua vida, se eles estão destruídos, se levante, lute, trabalhe não desista, você pode até ter perdido uma luta, mas a batalha ainda não acabou, a sua vitória esta logo a sua frente, é Deus quem garante:

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.  Isaías 43:2

Veja aonde estão as brechas em sua vida e edifique, Deus esta contigo e não vai te abandonar, esforça as suas mãos para o bem, lute pela sua vida, lute pelos os seus sonhos, lute pela sua família, lute pelo seu ministério, lute pelo seu futuro, Deus não te escolheu para a derrota mas sim para vitória.


E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
Neemias 3:1


O capitulo 3 é tremendo pois mostra um povo unido, num só objetivo, vários grupos trabalhando no mesmo propósito pois a muralha era muito grande, e quem começou a obra foi o sumo sacerdote, o exemplo veio da liderança, reedificando a porta das ovelhas e a consagrando, sabemos que naquela época Jerusalém tinha 12 portas cada qual com o seu significado, começaram a reedificação pela porta das ovelhas. Servo de Deus, o Senhor te chama, Ele é o teu Pastor:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
João 10:1-4


E diz mais:

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:9-11


Jesus te ama, te ama tanto que morreu por você e ressuscitou para te Salvar.

Neemias enfrentou muitas dificuldades, mas nada o desanimou, o inimigo tentou para-lo por diversas vezes, mas ele foi até o fim.

Muitos lideres tem perdido a credibilidade porque começam um projeto e não terminam, convocam a igreja para uma obra e não termina, Neemias começou e terminou um grande projeto, com muitas dificuldades, com recursos escassos, mas com uma determinação do tamanho da sua fé, uma fé alicerçada em Deus, motivando e servindo de exemplo para um povo que aos olhos humanos não seriam capaz de tal tarefa, mas aquele povo aparentemente fraco, olhando para o Senhor Deus e para o seu líder foi até o fim.

Qual o tamanho da sua equipe? qual a motivação da sua equipe? qual a sua motivação? quais são os seus recursos? Se você tem um projeto que veio de Deus, vai nesta tua força que o Senhor é contigo.

Jesus te ama

Nenhum comentário:

Postar um comentário